Após representação do delegado Patrick Linares da Costa, responsável pelo caso, a justiça estadual determinou, no dia de nesta sexta-feira (11), a prisão preventiva de Jorcy Marques Ortiz de 52 anos, do acusado da prática do duplo feminicídio ocorrido em Antônio João no dia 4 deste mês. Para não pagar uma dívida e por motivos passionais, ele assassinou Rosenilda Rodrigues Maciel de 54 anos e a filha dela Andréia Rodrigues Maciel de 24 anos.
A ordem judicial foi decretada por prazo indeterminado, para garantir a eficácia do procedimento criminal e evitar que a liberdade do investigado coloque testemunhas dos fatos em risco. Nos autos do processo o delegado Linares considerou que o suspeito, após o crime, teria fugido para evitar sua prisão em flagrante, só se apresentando dias depois, imaginando que por ter passado o período de flagrante, responderia ao crime em liberdade.
Segundo o delegado, apesar da prisão do indivíduo já indiciado pelos feminicídios, as investigações continuam visando a identificação e responsabilização de pessoas que possam ter colaborado com a fuga de Jorcy ou que deram abrigo a ele nos dias que ficou foragido antes de se apresentar para a Polícia Civil de Antônio João.
Com uma longa ficha policial Jorcy é considerado um homem perigoso e ameaçador e contra ele já tinham sido registrados diversos Boletins de Ocorrências, mas ele nunca tinha sido condenado.