Indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, fecharam na manhã desta quarta-feira (13/9), a rodovia MS-156 entre o referido município e Itaporã. Eles protestam contra a violência e o uso e tráfico de drogas na Reserva Indígena.
No mesmo momento do protesto, autoridades estão reunidas na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tratar da questão dos conflitos agrários envolvendo indígenas e produtores rurais.
No final de semana, um dos líderes das comunidades indígenas de Dourados sofreu um ataque com arma de fogo no interior da aldeia e algumas pessoas foram presas acusadas do crim, mas foram ouvidas e liberadas, o que revoltou os moradores.
A rodovia está bloqueada nos dois sentidos e filas de carros e caminhões já se formam no local. Ainda não há previsão de liberação do tráfego e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, disse que a Operação Aldeia Segura receberá reforços.
Quem precisa seguir viagem entre Dourados e Maracaju tem como alternativa seguir pelo distrito de Panambi para chegar até Itaporã.