
Encerram na sexta-feira (28/3), as inscrições para o curso “Preparação à Adoção – Nasce uma Família”, que ocorrerá entre os dias 1º de abril a 31 de maio. Os interessados podem se inscrever por meio da secretaria virtual da Escola Judicial (Ejud-MS) – Inscreva-se aqui.
Foram disponibilizadas 360 vagas, distribuídas em 9 turmas, e o curso será realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD) com carga horária de 40 horas-aula combinando atividades síncronas, via Microsoft Teams, e assíncronas.
A formação é voltada para candidatos à adoção domiciliados no Estado de Mato Grosso do Sul e se apresenta como uma iniciativa essencial para garantir que os futuros adotantes compreendam os aspectos emocionais, jurídicos e sociais envolvidos no processo de adoção. O curso tem como objetivo proporcionar uma experiência mais segura e estável para todos os envolvidos, preparando os participantes para lidar com desafios como a adaptação, a construção do vínculo e o respeito à história de vida da criança ou adolescente.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a necessidade de preparação prévia dos adotantes, ressaltando a importância de capacitá-los de forma a fazer com que compreendam que a adoção vai além de um ato jurídico, exigindo acolhimento, escuta sensível e expectativas realistas por parte da nova família.
Ao oferecer um espaço de aprendizado e troca de experiências, o curso possibilita reflexões sobre temáticas essenciais, como o impacto do histórico da criança, o desenvolvimento da identidade, os desafios do apego e os direitos e deveres dos adotantes no processo judicial e se consolida como uma ferramenta indispensável para fortalecer a proteção integral de crianças e adolescentes, assegurando-lhes o direito à convivência familiar de maneira responsável e estruturada, conforme os princípios do ECA.
O curso “Nasce uma Família” é uma iniciativa do TJMS, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, sob responsabilidade da desembargadora Elizabete Anache, e da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem como diretor-geral o desembargador Marco André Nogueira Hanson. Os formadores incluem magistrados, psicólogos e assistentes sociais, todos do quadro do Poder Judiciário sul-mato-grossense.
Para mais informações, entre em contato com a Ejud-MS pelo e-mail ejud@tjms.jus.br ou pelo telefone 67 3314-1771.