Federação planeja Série B de 2025 com até 12 clubes e limitação de idade de jogadores

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgou, na última semana, o calendário oficial do futebol estadual para o próximo ano, com as datas das competições profissionais e amadoras promovidas pela entidade. Entre as novidades, está a realização da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense com limitação parcial na idade dos jogadores em 23 anos, com cinco atletas fora dessa faixa etária. A Segunda Divisão deve ter início em 23 de agosto e garante os dois primeiros colocados na Série A de 2026.

A mudança foi passada aos clubes em reunião realizada no último dia 12 e, desde então, a Diretoria de Competições da FFMS trabalha no impacto que essa mudança pode ter na disputa. A expectativa da entidade é que até 12 clubes disputem o acesso à primeira divisão, o dobro da média das últimas edições. “Pelo menos esse é o nosso projeto. Temos 21 equipes que já foram sondadas e muitas cidades estão passando pela transição política com a troca de prefeitos eleitos e muitos deles mostraram interesse em aceitar esse desafio”, afirma Marcos Tavares, diretor de competições da FFMS.

De acordo com o diretor, o objetivo é resgatar clubes que que disputaram competições profissionais no Estado. “Essa competição Sub-23 diminui custos, amplia o mercado de trabalho e fortalece o Sub-20, pois muitos poderão disputar a Série B com o elenco formado por jogadores dessa categoria”, continua Tavares.

Na lista de clubes filiados que a Federação iniciou contato para as competições da próxima temporada estão Cassilandense, Paranaibense, Mirandense, Pantanal de Ladário, Ribas do Rio Pardo, Arba de Rio Brilhante e Bataguassu, clubes que estão afastados do futebol a mais tempo, além de Ubiratan de Dourados, Ponta Porã SE, Maracaju AC, Itaporã, Urso de Mundo Novo, Cena de Nova Andradina e Taveirópolis de Campo Grande.

Clubes em atividade podem estar na disputa como o Náutico, União ABC, Moreninhas e Campo Grande, todos da Capital, Três Lagoas SC, São Gabriel e o Novo FC, que está sediado em Sidrolândia.

Valorização da Base

Entusiasta da mudança para o Estadual Série B, o presidente interino Estevão Petrallás avalia que a medida vai fortalecer o futebol de base de Mato Grosso do Sul. “Acreditamos em uma renovação nos elencos, abrindo oportunidade para os diversos jogadores que se destacam nos estaduais Sub-17 e Sub-20 e que, no próximo ano, já podem figurar nos times da Série B”, afirma.

Segundo o dirigente, a tendência é que a competição ganhe competitividade com disputa maior pelas duas vagas de acesso. “Queremos ter a segunda divisão com dez a 12 clubes que, conquistando o acesso, possam ter estrutura para se manter na primeira divisão, fazendo uma pressão sadia para que as equipes que lá estão também se organizem melhor. Nossa função na Federação é fornecer todas as condições para isso, não só no futebol masculino profissional, mas também nas categorias de base, no Estadual Feminino, que neste ano já tivemos nove times de sete municípios diferentes. Vamos expandir essas competições, abrindo oportunidade para meninos e meninas que praticam futebol pelo Estado”, completa Petrallás.

Veja também
plugins premium WordPress