Silvio Andrade
Com a participação de 150 atletas de Campo Grande, Bonito, Bodoquena e também da região de Loma Plata, no Paraguai, a cidade fronteiriça de Porto Murtinho sedia neste fim de semana o Tour das Águas, que reúne provas de corrida e ciclismo e movimenta a cadeia do turismo com alta ocupação na rede hoteleira em período de baixa temporada.
O evento tem o apoio da prefeitura de Porto Murtinho, por meio das secretarias de Turismo e de Esportes, e do Governo do Estado e conta com recursos do Ministério dos Esportes e organização da Bolt Realizações. Neste sábado, a partir das 16h, acontece o passeio ciclístico e na sequência a corrida de rua, de 5 quilômetros, com largada no porto-geral.
“É um grande acontecimento em nossa cidade, movimentando o nosso comércio e colocando Murtinho no calendário dos eventos esportivos”, afirmou o prefeito murtinhense Nelson Cintra. Conforme o coordenador do evento, Carlos Porto, da Bolt Realizações, o município “está apoiando integralmente o Tour das Águas, um evento que veio para ficar e unir a fronteira”.
Ponte no circuito
A competição une também o lado paraguaio, através da Ilha Margarida, na margem direita do Rio Paraguai, e atraiu muitos atletas do vizinho país. O percurso da prova principal de Mountain Bike MTB, de 60 quilômetros, passará pela área urbana da cidade e inclui o traçado na zona rural que leva à ponte da Rota Bioceânica, em construção na fronteira.
Com largada também no dique do porto-geral, a largada do ciclismo será às 6h de domingo (19), incluindo ainda mais duas provas: de 15k e 40k. Apesar da cidade estar situação em uma área plana, o deslocamento do percurso para as estradas rurais vai aumenta o grau de dificuldades e exigir maior esforço dos atletas, que vão enfrentar ainda o forte calor local.