Atleta de Ponta Porã é convocado para campeonato sul-americano de atletismo

O atleta José Antônio Escobar de Almeida que integra o Projeto de Atletismo Geração Novos Talentos de Ponta Porã, na prova de Lançamento de Martelo, foi convocado para participar do Campeonato Sul-americano que será realizado nos dias 6 a 8 de dezembro de 2024 em San Luiz na Argentina. Além de José Antônio Escobar de Almeida, Mato Grosso do Sul terá representante de Três Lagoas com a atleta Vitoria no Arremesso do Peso.

O Projeto de Atletismo de Ponta Porã, desde seu início em 2008, vem revelando talentos da Fronteira. O Atleta José Antônio Escobar de Almeida tem 15 anos, é estudante na Escola Estadual Miguel Marcondes Armando e integra o Projeto de Atletismo Geração Novos Talentos mantido pelo Município de Ponta Porã através da FUNCESPP e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O atleta conta ainda com o apoio da Secretaria de Assistência Social, CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente), bem como faz parte do Programa Prodesc do Governo Estadual e também do Programa Bolsa Atleta através da Fundesporte, bolsa atleta do Governo Federal. O atleta está entre os três melhores do ranking nacional com a marca de 58m34cm, conquistado em 15 de setembro no Campeonato Brasileiro sub-18 em Recife (PE) e na categoria sub 16 para atletas até 15 anos e, é o vice líder do ranking nacional com a marca de 63m43cm.

Com a construção da Pista Internacional de Atletismo em Ponta Porã, não só o atleta como outros atletas, tiveram mais condições de treinamento e a possibilidade de melhoria nas marcas dos atletas da fronteira. A aquisição de materiais esportivos por intermédio do governo do Estado em parceria com a Apev (Associação Pontaporanense Esporte é Vida) é outro fator que ajuda nossos atletas a melhorar as suas marcas.

Os atletas do Projeto de Atletismo de Ponta Porã treinam na pista, localizada na Funcespp e após os treinos recebem lanches. A responsabilidade pela contratação de professores para ministrar os treinamentos aos atletas com idade dos 05 anos até a idade adulta é de inteira responsabilidade do Município, que auxilia nos transportes para participarem dos campeonatos estaduais e escolares.