Paulo Henrique dos Reis, atleta douradense, garantiu a medalha de bronze no salto em distância, categoria T13 (deficiência visual), com um salto de 7,20 metros. A conquista ocorreu na madrugada deste sábado (horário de Brasília), durante a final da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Paulo iniciou sua carreira no esporte por meio de um projeto social em sua cidade natal e, atualmente, compete pelo Sesi de São Paulo. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ele foi diagnosticado com retinose congênita aos dois anos de idade e passou por diversas cirurgias devido a descolamento de retina e catarata.
Além do bronze em Paris, Paulo também tem como principal conquista uma medalha de ouro no salto em distância no Grand Prix de Marrakech, realizada no ano passado.
Outras conquistas do atletismo brasileiro
O Brasil também brilhou no atletismo com mais três medalhas conquistadas neste sábado. O destaque no Stade de France foi a maranhense Rayane Soares, que venceu os 400 metros da classe T13 (deficiência visual) com o tempo de 53s55, garantindo o ouro e estabelecendo um novo recorde mundial, superando a marca que durava desde 1995.
Nos 200 metros da classe T37 (paralisia cerebral), o Brasil celebrou uma dobradinha com Ricardo Mendonça, do Rio de Janeiro, conquistando a prata com o tempo de 22s71, e Christian Gabriel, de São Paulo, ficando com o bronze com 22s74. O ouro foi para Andrei Vdovin, que competiu pela equipe de atletas paralímpicos neutros, com o tempo de 22s69.