Entre os dias 9 e 12 de dezembro, os professores e pesquisadores Diana Araújo Pereira e Anibal Orué, da Unila (Universidade Federal da Integração da América Latina) de Foz do Iguaçu, visitaram a Escola Municipal Manoel Martins e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte Cultura e Lazer de Ponta Porã.
O objetivo foi analisar o processo de integração entre este município e Pedro Juan Caballero. Este processo faz parte de um projeto desenvolvido pela Universidade.
Os professores dialogaram com a secretária de Educação, Mirta Landolfi, com a equipe do Projeto Conhecer para Pertencer e com os professores da Escola Manoel Martins.
Durante a visita, os pesquisadores firmaram parcerias educacionais e identificaram a presença marcante do trilinguismo e de um grande hibridismo cultural nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Essas especificidades serão fruto de um novo projeto de pesquisa que será executado em 2023.
Os dois ficaram encantados com a forma que o setor educacional está sendo conduzido em Ponta Porã.
“Quando encontramos uma equipe como esta, que desenvolve um trabalho para melhorar a qualidade do ensino e a valorização dos aspectos culturais da comunidade, ficamos encantados e saímos daqui bastante animados”, afirmaram.
A secretária Mirta Landolfi, agradeceu pela visita dos profissionais da Unila.
“É fruto de uma visita que fizemos lá em Foz do Iguaçu, quando fomos buscar informações, trocar experiências. Este contato resulta numa parceria que tem tudo para gerar frutos. Estamos aprendendo e também compartilhando experiências desenvolvidas aqui, pela nossa equipe. Um dos destaques é o projeto que busca valorizar a História e a Cultura da população pontaporanense. Nosso objetivo é valorizar nossa riqueza cultural, desenvolvendo ações que visam despertar especialmente nos mais de 12 mil alunos das escolas municipais, o sentimento de pertencimento a esta fronteira”, frisou Mirta Landolfi.