O Paraguai se destaca como um dos principais destinos para estudantes de Medicina da América do Sul, com um alto número de diplomas médicos revalidados no Brasil.
Em edições recentes do Revalida, universidades paraguaias como a Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero têm figurado entre as instituições estrangeiras com maior quantidade de aprovados no exame de revalidação brasileiro.
A cada grupo de 15 acadêmicos formados na Universidade Central do Paraguai, na última edição 11 foram aprovados na primeira fase, considerado um índice alto de aproveitamento, fruto da qualidade no ensino de medicina proporcionado pela UCP de Pedro Juan Caballero, criado por Carlos Bernardo.
Essas universidades oferecem uma educação médica acessível e reconhecida, atraindo brasileiros que, após se formarem, passam pelo Revalida para exercer a profissão no Brasil.
Os números mostram que o Paraguai foi o país com mais diplomas revalidados no Revalida 2024/1, com 921 aprovados.
Os outros países com aprovados foram Bolívia, com 396; Argentina, com 327; Cuba, com 182; Equador, com 22; Colômbia, com 21; Peru, com 17; Rússia e Venezuela, com 16 cada.
Nesse contexto, o curso de medicina da Universidade Central do Paraguai acompanha a grade curricular brasileira, figurando entre as que mais aprovam no Revalida, que avalia competências e conhecimentos essenciais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro.
Este sucesso reflete tanto a crescente busca de brasileiros por cursos de Medicina no exterior quanto a dedicação da UCP em preparar seus alunos para os desafios de exercer a profissão em diferentes contextos.
O Revalida é uma prova que reconhece a formação estrangeira para que médicos possam atuar no Brasil.
A Universidade Central do Paraguai (UCP) é uma das faculdades de medicina mais conhecidas do Paraguai.
Ela possui dois campus na fronteira com o Brasil, em Pedro Juan Cabellero, sendo a sede 1 e o Centro Tecnológico, ambas com toda estrutura condizente para ensino de medicina com qualidade do primeiro ao último semestre.
A malha curricular da UCP possui carga horaria com 10.255 h, e similar às faculdades brasileiras. O Brasil exige para revalidação o mínimo de uma carga horária de 7.200 horas.
Desde o primeiro semestre de aula, o futuro médico já possui acesso a aulas práticas, e no decorrer do curso o aperfeiçoamento é garantido com toda a estrutura física e corpo discente com renomados profissionais médicos.
Paraguai tem o maior número de revalidados 2024 dentre os cursos de medicina na América do Sul
Veja também