Novo Ensino Médio e recomposição da aprendizagem são temas de seminário

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Administração das Regionais (SUARE), realizou, entre os dias 24 a 27 janeiro, em Campo Grande, o II Seminário Estadual intitulado “Tecendo a Educação do Amanhã”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Superintendência de Administração das Regionais.

O evento reuniu durante quatro dias os diretores das 348 unidades escolares de Mato Grosso do Sul da Rede Estadual de Ensino (REE), juntamente com representantes das 12 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), onde os novos diretores tiveram oportunidade de conhecer o organograma do órgão central, apresentando setores e responsáveis da equipe SED.

“Este evento com novos diretores, que passaram por processo seletivo e já fazendo gestão, estava programado desde início da pandemia e, somente tivemos oportunidade de realizar o seminário neste momento, respeitando protocolos de biossegurança”, relata secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, no primeiro dia de seminário.

Na oportunidade, Cecilia Motta apresentou um diagnóstico do cenário na Rede Estadual de Ensino, “buscar cada um dos estudantes é um papel preponderante, neste momento, de cada gestor, a responsabilidade de equidade, inclusão e qualidade está na mão de cada um dos diretores da Rede Estadual de Ensino e este momento (seminário) de discussão, análise e troca de experiência, é imprescindível para buscar cada vez mais a excelência na qualidade de ensino em Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Palestra

Os diretores escolares e coordenadores das CREs tiveram oportunidade de assistir palestra com mestre em educação pela PUC-PR e doutorando, Carlos Eduardo Sanches sobre “Gestão Escolar e os Direitos dos Estudantes”. Além de palestra com professor universitário Luciano Roberto Rocha, intitulada: As avaliações e o direito de aprender dos Estudantes.

Formação

De terça a quinta feira, os diretores e coordenadores tiveram formações em dois locais, respeitando os protocolos de biossegurança, na Escola Estadual Emigdyo Campos Vidal estiveram os diretores e adjuntos jurisdicionados na CRE capital, metropolitana e CRE de Dourados. Já os outros diretores do interior receberam formação na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, ambas unidades, os gestores estiveram divididos em 10 salas para os estudos, onde o enfoque foi o Novo Ensino Médio e Recomposição da Aprendizagem, além da oportunidade dos diretores de troca de experiências e tirar dúvidas com os técnicos, coordenadores e superintendentes do órgão central da SED.

Entre os 348 gestores que participaram do II Seminário Estadual – “Tecendo a Educação do Amanhã”, está a diretora Marisa Pereira dos Santos, da Escola Estadual Antônia Silveira Capilé, uma das integrantes do programa “Escola da Autoria” de Dourados. Formada em Letras, Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas, Marisa está no magistério desde 1996, servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação desde 2000, está na direção escolar desde 2008.

“Nesse momento único que estamos vivenciando de grandes mudanças na nossa educação, no que tange ao Novo Ensino Médio, ao Ensino em Tempo Integral e principalmente: à Recomposição das Aprendizagens proposta pela SED com o propósito de, juntamente com as escolas, desenvolver ações que visem reconstituir lacunas e defasagens de habilidades não desenvolvidas por nossos estudantes devido aos impactos da Pandemia da Covid 19 na educação. Fazer parte desse momento de estudo e poder ajudar nossos estudantes a prosseguirem em seus estudos, e na realização de seus projetos de vida, é transformador para nós educadores”, finaliza gestora.

Com 23 anos de magistério e 18 anos como servidora pública efetiva na Secretaria de Estado de Educação, a bióloga e gestora da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, Silvana de Pádua Perosa fala da importância do encontro, “ o seminário é a oportunidade de receber orientações e troca de ideias para melhorar e redirecionar nossas práticas na escola. Nosso desafio é alinhar a equipe para mudar “o fazer pedagógico”, convencer e despertar o aluno de sua importância nesse processo”, finaliza gestora de Maracaju.

“O seminário, através de palestras e estudos, proporciona a nós gestores escolares, juntamente com os gestores da SED, a compreensão dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos nossos estudantes e definição de estratégias comuns para esse entretenimento, através da recomposição da aprendizagem, sem prejuízo do ano letivo vigente”, relata Paulo Castaldeli, 26 anos de magistério (Filosofia), 22 anos como servidor público estadual efetivo na SED e 14 anos como gestor escolar, atualmente direciona Escola da Autoria Amélio Carvalho Baís, localizada na região do bairro Coophatrabalho, em Campo Grande.

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