Dia das Crianças terá redução de gastos com presentes e investimento maior em comemorações

A tradicional comemoração do Dia das Crianças, celebrada em 12 de outubro, terá um perfil diferente neste ano. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com o Sebrae/MS, os consumidores estão priorizando experiências em família e celebrações, ao invés de investir tanto em presentes. A movimentação econômica deverá cair 4% em relação ao ano anterior, movimentando cerca de R$ 356,98 milhões, com um gasto médio de R$ 387,31

O estudo aponta uma redução de 8,5% nos gastos com presentes, com o valor médio caindo de R$ 222,48 para R$ 203,44. Em contrapartida, os investimentos em ações comemorativas aumentaram, passando de R$ 167,92 para R$ 183,87, um crescimento de 9,49

Segundo Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF-MS, 68,7% dos entrevistados afirmaram que vão comprar presentes, e 54,6% pretendem comemorar os dados. Entre os que vão apresentar, 50% disseram que a escolha será baseada na preferência das crianças, enquanto 33% darão prioridade à qualidade do produto. Além disso, a maioria dos consumidores (70%) optará por pagamentos à vista

Para aqueles que marcaram comemorar a data, 51,9% afirmaram que passarão o dia em família preparando uma refeição especial, enquanto 17% planejam fazer passeios e outros 11,5% irão a lanchonetes ou sorv

Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, destaca que 86% dos consumidores farão suas compras presencialmente, o que beneficia especialmente os pequenos negócios. Ele recomenda que os lojistas ofereçam estratégias como descontos progressivos e flexibilidade no pagamento, com parcelamento no cartão de crédito sendo valorizado por 34% dos consumidores. Além disso, produtos como brinquedos, roupas e calçados lideram uma lista de preferências, e as lojas devem ser bem abastecidas para atender a demanda.

Criar um ambiente acolhedor, onde os pais possam fazer suas compras enquanto as crianças se divertem, e oferecer pequenos brindes pode ser um diferencial importante para atrair e fidelizar clientes neste

A1