Murtinho promove 6º Festival Gastronômico do Greifo em setembro

Uma fruta cítrica pouco comum no Brasil e produzida nos quintais das casas e calçadas de Porto Murtinho, município de MS situado na fronteira sudoeste com o Paraguai, é tema de um festival na cidade no dia 9 de setembro. Já ouviu falar no greifo? O nome se popularizou na região, derivando-se do inglês grey fruit, e em outras regiões, como Paraguai e Argentina, chama-se pomelo. A casca e a polpa incorporam várias receitas deliciosas, como sucos, doces e temperos.

Em sua sexta edição, o Festival Gastronômico do Greifo promoverá a diversidade de sabores da fruta com praça de alimentação e shows. O greifo tem até quatro vezes o tamanho de uma grande laranja e pode pesar mais de um quilo. De cor mais amarela ou esverdeada, seu sabor é mais amargo e menos adocicado e ácido que o limão. A polpa suculenta tem constituição semelhante à da tangerina, mas de cor mais escura com nuances de amarelo escuro até roxo.

Hoje com grande produção do outro lado da fronteira, em toda a extensão do Chaco, a introdução da fruta em Porto Murtinho deu-se no início do século passado trazida pela mulher do influente comerciante Thomaz Herrera, Virgínia, sobrinha de um imperador austríaco. Na época, Herrera construiu o prédio Castelinho em estilo europeu, no centro da cidade, para receber sua amada, que tinha dotes culinários e usava o greifo em seus pratos requintados.

Emprego e renda

A prefeitura de Porto Murtinho vem incentivando o aproveitamento desse produto exótico que já faz parte da gastronomia local, porém pouco valorizado comercialmente. Com um projeto mais ousado do produtor de eventos Hudsou Marcelo, que pretende chamar a atenção de grandes indústrias para o potencial da região, o prefeito da cidade, Nelson Cintra, decidiu apoiar a realização do festival com um viés também para promover o turismo na fronteira.

“Somos o único produtor em Mato Grosso do Sul, a fruta se adaptou perfeitamente e temos grandes chances de expandir uma produção em grande escala e gerar emprego e renda para a nossa população, além de enriquecer a nossa gastronomia”, disse o prefeito. “Organizamos um grande evento, a cidade está com muitos turistas, com a alta temporada da pesca, e queremos que todos provem as maravilhosas receitas que foram criadas a partir do fruto”.

Entusiasta nas múltiplas possibilidades do greifo, Hudson Macedo já articula expandir a produção para atender uma empresa de Campo Grande que produz cerveja artesanal. “No Paraguai já tem chopp com a fruta e grandes empresas de refrigerantes tem importado a matéria-prima, cujos industrializados encontramos em supermercados das principais capitais. O greifo é usado até para produzir cremes e aqui fazemos de tudo, pão, bolo, pudim”, afirma.

Música e lambreado

Os pés da fruta trazidos pela amada do comerciante Thomaz Herrera ainda frutificam no quintal do Castelinho, um dos monumentos arquitetônicos de Porto Murtinho, e disseminou pela cidade. De abril a julho, época da colheita, a cidade fica em tom amarelado com a quantidade de frutas nas árvores, porém a maioria se perde pelo chão. “Vamos lançar um cadastro desses imóveis e dos sítios interessados em produzir e comercializar”, diz Hudson.

O Festival Gastronômico do Greifo será realizado a partir das 20h do dia 9 de setembro, na Praça de Eventos, com uma programação de shows que tem a dupla Tostão e Guarani como a grande atração. Também se apresentarão a cantora Marlene Soria e os Djs Ademir Alves, JC e Vitor Hugo com uma seleção de muito axé e música eletrônica. A organização conta com o apoio da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local.

Durante a festa, que é aberta ao público murtinhense e aos visitantes, pequenos empreendedores irão comercializar diversos produtos oriundos do greifo, a exemplo de massas, sucos, doces, pasteis, bolos de pote e muitas outras receitas e aperitivos. Um dos pratos preferidos na fronteira, o lambreado (bife à milanesa passado em uma mistura de ovo e leite e empanado em farinha de trigo) terá um toque especial com o creme feito da fruta.

Campo Grande