Nesse domingo, dia 24 de setembro, às 17h, o grupo Orendive Teatro Intercultural, de Dourados/MS, estreia o espetáculo “Era uma vez en la fronteira selvagem”, no teatro da Praça de Esporte e Cultura Eduardo Gaúna, no Bairro Ipê 2, em Ponta Porã/MS, com entrada gratuita. O espetáculo terá interpretação em LIBRAS.
Com direção de Karla Neves e trilha sonora original composta por Markus Chaves, a peça é ambientada no quintal de Haie e de sua mãe, onde, em volta de uma fogueira, vão surgindo histórias, evocando animais da nossa fauna e do imaginário, tais como: tamanduá, mandorová, borboleta, sapo de all star e macacos voadores. O elenco é formado por cinco artistas, sendo um deles Odulio Gonçalves, ator e professor de teatro de Ponta Porã formado no Curso de Artes Cênicas da UFGD. O processo de criação do grupo buscou também trazer um pouco das memórias e vivências de cada artista para a composição das cenas.
O trabalho é adaptado da obra literária de mesmo nome do escritor Douglas Diegues, o qual traz para a literatura a sua vivência em Ponta Porã, na proximidade da fronteira com Pedro Juan Caballero, expressando-se em uma linguagem poética híbrida, autodenominada “portunhol selvagem”. Na adaptação dramatúrgica do grupo de Dourados, o hibridismo linguístico ganha um toque acentuado do idioma kaiowá, a partir das vivências de fronteira em Dourados entre o espaço urbano e o espaço da Reserva Indígena.
Orendive (em kaiowá: nós juntos) Teatro Intercultural surgiu em Dourados em 2017 a partir da criação do espetáculo/performance Jaity Muro (em kaiowá: derrubar muro). “Era uma vez en la fronteira selvagem” é o segundo espetáculo do grupo, e tem o patrocínio do FIC – Fundo de Investimentos Culturais do estado de Mato Grosso do Sul, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Ponta Porã.
Serviço:
Espetáculo teatral Era uma vez en la fronteira selvagem
Data: Domingo, dia 24/09/2023
Horário: 17h
Local: Praça de Esporte e Cultura Eduardo Gaúna – Rua Moacir Augusto Brandão Derzi, nº 70, bairro Ipê 2 – Ponta Porã/MS
Classificação Livre
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Ingressos serão distribuídos meia hora antes da sessão.
Sinopse
Em volta de uma fogueira, no quintal de Haie e de sua mãe, surgem histórias da fronteira… tamanduá, macaco voador, formiga, sapo, mandorová, borboleta e cachorro… na mistura das línguas guarani kaiowá, espanhol e português, entrecruzam espaços, ruas, costumes, sabores, memórias e vivências. Com dramaturgia adaptada da obra homônima do escritor Douglas Diegues, o espetáculo é o segundo trabalho do grupo Orendive Teatro Intercultural, criado em 2017 em Dourados/MS.
Equipe
Direção: Karla Neves
Elenco: Guilherme Godoy, Jadi Ribeiro, Maria Serafim, Odulio Gonçalves e Rossandra Cabreira
Interpretação em LIBRAS: Laryssa Durigon
Texto Original: Douglas Diegues
Adaptação dramatúrgica: Júnia Pereira
Preparação Corporal: Denise Ortiz
Trilha Sonora Original, Preparação Vocal e Musical: Markus Chaves
Cenografia: Gil Esper e Raique Moura
Figurinista: Áurea Eu
Produção de Figurino: DESORDEM LAB
Assistente de corte e costura: Cida Moreira
Maquiagem: Karla Neves
Iluminação: Gil Esper, Natali Portela e Rodrigo Bento
Arte Gráfica: Camila Faca
Filmagem e teaser: Albano Pimenta
Fotografia: Raique Moura
Produção Local: Letícia Gamarra (Ponta Porã)
Coordenação de Produção: Júnia Pereira
Realização: Orendive Teatro Intercultural
Mais informações: orendive.teatro@gmail.com
(67) 99320-6363 (Júnia Pereira)
+595 975 274072 (Letícia Gamarra)