Fotografias que mostram protagonismo da mulher do campo são premiadas em concurso no Nova Itamarati

Neste sábado (26), nove alunos de escolas rurais do Assentamento Itamarati foram premiados no 1º Concurso de Fotografia sobre o protagonismo da mulher no campo em evento promovido pelo Projeto de Extensão CDR – Centro de Desenvolvimento Rural: Rede de Soluções Sustentáveis do Assentamento Itamarati e pelo Grupo de Estudos em Empreendedorismos e Desenvolvimento Sustentável GEEDS, ambos vinculados à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

As imagens inscritas no concurso foram expostas durante cerimônia de premiação no auditório da subprefeitura do Distrito de Nova Itamarati, que contou com abertura musical do clarinetista Ronie Cruz e importantes falas sobre a importância da mulher rural.

A iniciativa é mais uma das diversas atividades do CDR e do GEEDS que são projetos de extensão da UFGD. Segundo a professora e coordenadora do eixo educação – jovens rurais do projeto CDR, Mariana Menegazzo, aproximadamente 70 alunos das escolas estaduais rurais Nova Itamarati, Carlos Pereira e José Edson se inscreveram no concurso. Do total, 28 foram finalistas e nove saíram vencedores nas categorias Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Todas as fotos finalistas estão em exposição de fotos no hall de entrada da Subprefeitura do Assentamento e também no Instagram do Projeto CDR e do GEEDS.

“Agradecemos a todos que participaram do I concurso de fotografia, todos as fotos mostraram a relevância da mulher rural, inclusive de alunas se percebendo como mulheres protagonistas do campo, do agro. Parabenizamos todos os inscritos pelas fotos criativas e inspiradoras”, comemorou a professora Mariana Menegazzo.

Segundo Gabrielli Rodrigues, que participou da banca avaliadora das fotos, destaca que a fotografia é muito valiosa, especialmente para aqueles que ainda estão em desenvolvimento de sua personalidade, ela faz com que observamos o mundo de forma mais carinhosa e com atenção”.

Já um dos estudantes bolsistas do GEEDS, Bruno Moraes Ferreira dos Santos ressalta que um concurso de fotografias e a exposição aberta ao público nos falam sobre a importância desse tipo de evento, trazer fotografias tiradas por alunos faz com que passem a enxergar as mulheres com outros olhos.

Nas três categorias, os vencedores do primeiro lugar ganharam um Tablet Amazon Fire; os vencedores do segundo lugar foram premiados com uma caixinha de som JBL; e os premiados do terceiro lugar levaram para casa um fone de ouvido JBL. Todos os inscritos receberam certificado pela participação no concurso.

Estiveram presentes a Secretária de Comércio e Desenvolvimento do município de Ponta Porã, Raquel Quintino, a sub prefeita Natália Velásquez, representantes das escolas rurais, a Coordenadora de extensão da UFGD Alzira Menegatti, a professora Mara Mussury representando a professora Juliana Carrijo, coordenadora geral do projeto CDR, alunos do Grupo de Estudos em Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável (GEEDS), além de professores, pais e alunos das escolas rurais.

O evento teve apoio da fazenda Sape, Aprosoja e prefeitura de Ponta Porã.

DouradosPonta Porã