Ed Moreno
A Escola Estadual Ramiro Noronha teve um ano letivo de muita dança. Com a coordenação da professora Maria Branca Olmedo, a escola de Ponta Porã desenvolveu o programa de dança Renascer. O objetivo foi abrir espaço para as práticas de danças regionais, folclóricas e urbanas.
“O programa de Dança Renascer levou atividades de vários ritmos e teve como objetivo usar as danças nos espaços escolares como elemento lúdico, capaz de prestar aos alunos um considerável mecanismo pedagógico e que muito contribui para o desenvolvimento corporal, e da aprendizagem escolar. Neste intuito, o projeto visou abranger os alunos do 6º ano até o Ensino Médio. Levando esses alunos a terem bom relacionamento e comunicação, oportunizando assim aos jovens, um maior contato com a arte cultural através da dança, melhorando o conhecimento dos limites do seu próprio corpo e fazendo da dança um instrumento pedagógico para enriquecer a prática docente”, afirmou a professora Maria Branca.
Durante o ano de 2022, a professora Maria Branca Olmedo desenvolveu vários ritmos de danças. As regionais eram as que os alunos mais apreciavam, mostrando que culturalmente, as danças tradicionais da região de fronteira tem futuro assegurado. “Os estudantes mostraram interesse e desenvoltura em vários seguimentos. Mas os ritmos regionais, como polca e chamamé, foram bastante aproveitados pelos alunos participantes. Um claro sinal de que nossas culturas e tradições se mantém vivas e cada vez mais forte. Por isso é importante desenvolver o programa Renascer. Usando a dança para que o rendimento de cada aluno aumente em todas as disciplinas e ainda fortalecendo nossas tradições e raízes culturais”, disse Maria Branca.