Carnaval antecipado de Ladário atrai multidão no primeiro ‘esquenta’

Carnaval antecipado de Ladário atrai multidão no primeiro ‘esquenta’

Silvio Andrade

Reunindo mais de cinco mil pessoas na Avenida 14 de Março, segundo os organizadores, o primeiro “esquenta” do carnaval de Ladário, que ressurge com a proposta de ser comemorado antecipadamente para não concorrer com Corumbá, foi uma animação contagiante. Com a presença da bateria da Escola de Samba Mocidade da Nova Corumbá e artistas locais, o samba no pé e outros ritmos deram o tom na festa promovida pela prefeitura local neste sábado (25).


A fama do carnaval de Corumbá, cidade situada ao lado, tem fortes raízes em Ladário, que foi bairro da Capital do Pantanal até 1950 e sedia desde 1873 uma base naval da Marinha. Foram os marinheiros, a maioria procedentes do Rio de Janeiro, os fundadores das primeiras agremiações carnavalescas na região, no início do século XX. O primeiro bloco que impulsionou os festejos foi o “Ai Vem a Marinha”, que deu origem a escola de samba “Viva a Marinha”.
Nas últimas décadas, porém, o grito da folia ladarense foi ofuscado pela falta de apoio do poder público e o reconhecido e festejado crescimento do carnaval de Corumbá, considerado hoje o melhor da região Centro-Oeste. Com a antecipação do período momesco, o prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, resgata uma tradição da cidade de 23 mil habitantes, embora fora de época, e a posiciona como propulsora de um carnaval que mantém forte ligação com o Rio de Janeiro.


Povo nas ruas
“Não podemos concorrer com Corumbá, hoje um dos melhores carnavais do Brasil”, diz o prefeito. “Antecipando a nossa festa, movimentamos a economia nesse difícil começo do ano, estimulando os nossos carnavalescos, que não contavam com nenhum apoio, e atraímos turistas e os próprios corumbaenses para nossa cidade”, justifica. “O primeiro esquenta mostrou que estamos no caminho certo, a cidade foi só alegria, o povo nas ruas”, celebrou.


Com o apoio do Governo do Estado, da senadora Soraya Thronicke e deputado federal Beto Pereira, a prefeitura de Ladário captou R$ 700 mil para organizar o seu carnaval, que terá três atrações nacionais, entre os dias 21 e 23 de fevereiro: Grupo Revelação, MC Jacaré e a Carreta do Dogão. A programação oficial começa no dia 8 de fevereiro e inclui escolha da Corte de Momo, concurso de marchinhas, apresentação das escolas de samba de Corumbá e shows com artistas locais.


A noite da rainha
No primeiro esquenta, a cidade entrou em clima de empolgação há muito tempo não vista. Os moradores se concentraram na praça do coreto, onde foi montada uma praça de alimentação, espaço kid e banheiros químicos, e alguns mais animados dançaram ao lado da rainha da bateria da Mocidade da Nova Corumbá, Carol Castelo, que foi a sensação da noite. A escola contou ainda com a participação de Dudu Souza, no cavaco, e o puxador de samba Braguinha.


“Foi uma festa muito linda, empolgou a todos nós. Ladário está de parabéns em antecipar seu carnaval, movimenta o comércio, traz alegria para o povo e fortalece ainda nossa cultura”, comentou Marcigley Santana, mestre da bateria da Nova Corumbá. Após a apresentação da escola, o público continuou na avenida para assistir aos shows do sambista Levy Kelmo e do Dj Léo Duarte. O próximo evento será dia 7 de fevereiro, com uma intervenção em Corumbá.