Desde a madrugada deste domingo (13) a região de fronteira com o Paraguai vem sendo atingida por fortes chuvas acompanhadas de ventos, raios, relâmpagos e trovões. Em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero já choveu mais de 130 milímetros e a expectativa é de mais chuva durante a noite e a próxima madrugada.
Nas duas cidades a população da periferia e aquelas pessoas que moraram próximas a córregos, rios e riachos foram as mais atingidas e algumas precisaram ser retiradas dos locais e preferiram ir para casa de parentes.
Em Ponta Porã, o prefeito Hélio Peluffo mobilizou equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social, da Guarda Civil de Fronteira e colocou todas as secretarias de prontidão, já que existe a possibilidade de novas tormentas.
Vários eventos que estavam programados para acontecer neste domingo foram cancelados e a atividades de segunda e terça-feira ainda aguardam a melhora do tempo ou serão transferidos para outras datas.
A estrutura metálica da futura faculdade de Medicina de Ponta Porã que estava sendo construída na avenida Jorge Roberto Salomão, não suportou a força do vento e desabou parcialmente. Algumas casas foram destelhadas e outras sofreram algum tipo de dano.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Vera de Oliveira, até o meio-dia 35 famílias já tinham sido assistidas pelas equipes da prefeitura, mas nenhuma optou em deixar suas residências e ir para a Casa da Acolhida, que foi o local preparado para receber os desabrigados. “Estas pessoas foram atendidas com alimentos, roupas, cobertores e outros itens de necessidades básicas”, disse ela.
O secretário Municipal de Segurança Marcelino Nunes disse que o telefone 153, está a disposição da população, e que o trabalho da Defesa Civil continuará em parceria com as demais secretárias do município. “Estamos com todo nosso pessoal empenhado, pois existe a previsão de mais chuva durante esta noite e a madrugada e determinação do prefeito Hélio Peluffo Filho, é que todos que precisarem de ajuda sejam atendidos”, falou o secretário.