Quem escolher vacina vai para o final da fila em Ponta Porã

A vacinação em massa com a aplicação da Janssen na cidade de Ponta Porã terminou ontem (8), e a partir desta sexta-feira (9), os demais imunizantes voltam a ser aplicados. O Ponta Porã News apurou em primeira mão, que quem recusar a vacina pela marca, vai para o final da fila.

Para o secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, a pessoa tem o direito de não se imunizar contra a Covid-19, porém assinará um ‘termo de recusa’, assumindo consequentemente, o risco de se contaminar enquanto espera.

“É uma espera desnecessária. Hoje, por exemplo, estamos disponibilizando doses da AstraZeneca e a Pfizer, e se a pessoa não quiser tomar por causa da marca, vamos jogá-la para o fim da fila. É uma escolha dela e tem muita gente fazendo isso em Ponta Porã, e pessoas esclarecidas”, lamentou o secretário.

Outra situação que vem ocorrendo no município, conforme revelado por Patrick, é que mesmo quem já tomou a duas doses da Coronavac, por exemplo, tem procurado os pontos de vacinação para tomar a Janssen, alegando ser dose única e com mais proteção.

“Não há nenhum estudo que mostre a necessidade da terceira dose de vacinas contra a Covid-19, seja ela qual foi o imunizante aplicado”, afirmou o titular da pasta.

No começo desta semana, o prefeito de Batayporã, cidade que faz divisa com o estado de São Paulo, Germino Roz (PSDB), anunciou que escolher vacina contra o Novo Coronavírus, será ‘jogado’ para o fim da fila da imunização.

“Aquele que se recusar a tomar alguma dose de vacina por marca, não será impedido de se vacinar, vai apenas voltar para o fim da fila. Atrás dessa pessoa, terá uma outra que quer se imunizar enquanto antes possível”, afirmou Roz.

Vacinação em massa

Nesta sexta, a prefeitura divulgou o balanço da vacinação em massa que teve início no dia 2 de julho e terminou nessa quinta. A meta era imunizar 42 mil pontaporanenses, e com uma média diária de 5 mil aplicações, o total chegou a 36.711.

“Nossa meta praticamente foi atingida, houve muita procura nesses sete dias de campanha de vacinação em massa, então estamos avaliando esse momento histórico que Ponta Porã viveu, como muito positivo, a população realmente compareceu e logo veremos os resultados dessa ação”, destacou o secretário Patrick Derzi.

Do início da vacinação contra o Novo Coronavírus, em janeiro, até o momento, segundo os dados do vacinômetro, 85.449 pessoas foram vacinas contra a doença.

Desse total, 23.576 aplicações foram da AstraZeneca, 20.281 Coronavac e 4.210 da Pfizer.

A1Ponta Porã