A Câmara Municipal de Ponta Porã quer impedir o uso de agrotóxicos em lavouras próximas à área urbana. Os 17 vereadores acionaram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente para que sejam tomadas providências.
Conforme os parlamentares, a principal preocupação é com os riscos à saúde dos moradores destas áreas, por conta do contato com os agrotóxicos utilizados nas lavouras. Ainda segundo eles, Ponta Porã possui diversas lavouras onde são utilizadas pesadas dosagens de defensivos agrícolas, usados para combater pragas e também ervas daninhas.
Também foi solicitado dados sobre atendimentos nas unidades de saúde espalhadas pela cidade relacionadas à contaminação provocada por resíduos desses produtos químicos. No pedido, os vereadores citam que alguns moradores que vivem próximo a uma área do Exercito Brasileiro que esta arrendada para agricultores, tem reclamado que não conseguem mais cultivar plantas frutíferas devido a resíduos de defensivos agrícolas.
O presidente da Câmara, Rafael Modesto, disse que será elaborado um documento e depois encaminhado “à Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de solicitar informações sobre as ações relacionadas ao problema”.