Na manhã de ontem (10), numa breve e discreta cerimônia no 4º Batalhão de Polícia Militar apresentou formalmente ao efetivo e à sociedade seus três novos integrantes, marcando desta forma, uma nova modalidade de policiamento na sua área de atuação.
Os novos integrantes tratam-se dos Cães de faro: Alfa, 7 meses da raça Pastor Belga de Malinois, em treinamento, Thor, 2 anos da raça Golden Retriever pronto para o emprego em policiamento e Pietá, 7 anos da raça Labrador, pronta para o policiamento.
O emprego de cães na atividade Policial Militar possui excelentes vantagens, tais como: impacto psicológico nas ocorrências, menor exposição do policial ao risco de morte durante abordagens, fácil acesso aos locais em que os humanos não conseguem penetrar sem um grande esforço e acima de tudo, economizam tempo e pessoal na localização de drogas.
Os cães, além de uma audição magnífica têm um olfato poderoso que pode ser até 60 vezes superior ao olfato humano. Enquanto seres humanos possuem cerca de 5 (cinco) milhões de células olfativas, algumas raças de cães podem chegar a ter 300 (trezentos) milhões, o que explica a incrível capacidade de farejar desses animais. Capacidade esta, sem nenhuma tecnologia superior ou equivalente até a presente data. Muitas vezes a atuação desses cães é a diferença entre prender um criminoso perigoso ou deixá-lo escapar e continuar sua atividade criminosa.
A implantação desta modalidade de Policiamento no 4º BPM iniciou-se em 2020, com a capacitação de três Policiais Militares para o trabalho com cães. A construção do canil em 2021 foi viabilizada graças à participação de diversas entidades que doaram os materiais de construção. A mão-de-obra foi dos próprios Policiais Militares do 4º BPM, que literalmente suaram a camisa para construir as três baias.
As atividades iniciam-se com três cães de faro, mas esse número pode ser ampliado, conforme a necessidade e o desenvolvimento dos trabalhos. Todos os animais pertencem a Policiais Militares e foram cedidos para o trabalho no 4º BPM e quando se “aposentarem” retornarão aos seus respectivos proprietários.