PF busca acusados de tráfico em Ponta Porã e vários estados

O tráfico de drogas do Paraguai para o Brasil com o uso de helicópteros mobiliza na manhã desta quinta-feira (11), policiais federais e agentes da Polícia Nacional do Paraguai. Dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos em Ponta Porã, Campo Grande, Dourados e São Gabriel do Oeste e também nos estados de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Os mandados foram emitidos pela Justiça Federal do Paraná e a coordenação da Operação Helix é da Polícia Federal de Londrina (PR).

Ao todo são 43 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão contra a quadrilha que utilizava caminhões e helicópteros para transportar toneladas de cocaína do Paraguai para o Brasil.

De acordo com a PF nos últimos anos foram apreendidas nove aeronaves e 2.750 quilos de cocaína. Os alvos da operação no Brasil e no Paraguai são suspeitos de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Mais de R$ 30 milhões em automóveis helicópteros, imóvel e dinheiro em contas de pessoas físicas e empresas, foram colocados em indisponibilidade.

Pelo menos um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido no Paraguai onde uma fazenda era usada como parte da logística para o tráfico. Os nomes dos presos na operação não foram divulgados.

Helicóptero apreendido pela PF; Foto: Polícia Federal
A1Campo GrandeDouradosPolícia FederalPonta PorãTráfico de drogas