Uma ampla pesquisa realizada pela Pefeitura de Ponta Porã por meio da Secretaria Municipal de Saúde na segunda quinzena de junho, revelou dados significativos em relação a opinião e comportamento da população frente ao combate ao novo coronavírus COVID-19.
A pesquisa apontou, por exemplo, que 67 % da população acreditam no contágio da COVID -19, enquanto 32% não acreditam, na região central da cidade 45% dos moradores não acreditam na gravidade da doença, por sua vez na zona rural praticamente 100% dos moradores acreditam e levam a sério as orientações para evitar o contágio da COVID-19.
Os dados foram repassados nesta quarta-feira (01), pelo Prefeito Hélio Peluffo (PSDB)durante a coletiva a imprensa realizada no gabinete no Paço Municipal, representando a preocupação do Executivo com o aumento de casos da COVID-19 em Ponta Porã.
“A equipe da Secretaria de Saúde vem realizando um excelente trabalho,os números desta pesquisa ajudam a nortear as nossas ações na busca pelo bloqueio da doença em nosso município e apresenta o comportamento da população em relação a Pandemia” disse Hélio.
Hélio Peluffo destacou a confiança da população no trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao COVID-19.
“Perguntado a respeito das medidas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a maioria 70% considera as ações desempenhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde são satisfatórias e confiam no trabalho que vem sendo feito”.
A pesquisa também revelou que 75% da população consideram o isolamento social como fundamental para evitar o contágio, bem como tem mais medo do desemprego que da COVID-19.
“Este dados nos orienta que precisamos equilibrar, a flexibilização no comércio com medidas de cuidados e protocolos sanitários para evitar uma crise econômica e o aumento do casos da COVID-19” explicou Hélio.
Outro dado interessante é que 85% dos entrevistados disseram que preferem a manutenção das aulas da Rede Municipal a distância distancia e aprovam o toque de recolher como forma de evitar a proliferação da doença entre a população.
“Tivemos uma reunião com a Associação Comercial de Ponta Porã, Ministério Público e órgãos de Segurança onde definimos que a partir de agora, o toque de recolher terá maior rigor, em especial aos eventos e festas que passarão inicialmente a serem notificadas e em seguida as penalidades previstas” lembrou o Chefe do Executivo Municipal.
O Prefeito de Ponta Porã enfatizou que os números demonstram que a gestão esta no caminho certo no combate ao novo coronavírus COVID-19.
COVID-19 em Ponta Porã
A Prefeitura de Ponta Porã informou a situação atual dos 132 casos positivos:
05 internados (4 em UTI)
4 óbitos
62 em isolamento domiciliar
61 estão curados