O McDia Feliz, maior campanha de impacto social do McDonald’s, celebra a arrecadação de R$ 26,2 milhões, em 2024, alcançando o marco de mais de R$425 milhões desde sua primeira edição, em 1988, graças ao apoio e a confiança de milhares de consumidores, voluntários, parceiros em uma grande corrente do bem.
Com a verba desse ano, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Ronald McDonald beneficiarão mais de 85 projetos dedicados a promover a melhoria na qualidade da educação pública brasileira e maiores chances de cura do câncer infantojuvenil em nosso país, respectivamente. Especialmente nesta edição, a companhia se comprometeu a ampliar seu impacto positivo e, do total arrecadado, R$1,5 milhão será destinado ao Fundo Aberto de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, criado em maio pela Arcos Dorados e gerido pelo Instituto Ronald McDonald.
O McDia Feliz, maior campanha de impacto social do McDonald’s, celebra a arrecadação de R$26,2 milhões na edição deste ano que, pela primeira vez, está ampliando seu impacto para além da educação e saúde de crianças e jovens do Brasil, e destinará R$1,5 milhão ao Fundo Aberto, gerido pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo oferecer apoio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Em Campo Grande, todos os cinco restaurantes do McDonald’s entraram na campanha e ajudaram nas arrecadações.
Desde 2018, parte do valor arrecadado é revertido para os projetos do Instituto Ayrton Senna, que tem como missão criar oportunidades para que estudantes e educadores brasileiros alcancem todo o seu potencial. Em 2024, o instituto celebra 30 anos e, ao longo desse período, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a estudantes em todo o país e acelerou de 3 a 10 vezes os resultados educacionais em mais de mil municípios. Com a arrecadação do McDia Feliz desse ano, o Instituto investirá em 7 projetos de educação, sendo um deles o programa Diálogos Socioemocionais, que visa desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes e incentivar sua formação plena.
Outra parte da arrecadação é destinada ao Instituto Ronald McDonald, que também celebra uma data importante em 2024. O instituto comemora 25 anos de impacto positivo no país, promovendo saúde e bem-estar para famílias antes, durante e após o tratamento oncológico, contribuindo com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Nesses anos, o instituto já beneficiou diretamente mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes e capacitou mais de 40 mil profissionais e estudantes da área de saúde e sensibilizou profissionais da educação básica em diagnóstico precoce, já que quanto mais cedo o câncer é identificado, maiores são as chances de cura. Com o valor do McDia Feliz 2024, o instituto apoiará 80 projetos de 49 instituições que atuam com oncologia pediátrica de Norte a Sul do país.
Em maio deste ano, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, criou um Fundo Aberto para a arrecadação de recursos em prol da recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. Como parte do compromisso da companhia e do sistema McDonald’s, além do R$1 milhão doado no lançamento do fundo, R$1,5 milhão da arrecadação do McDia Feliz 2024 também será destinado à iniciativa, que tem como prioridade as seguintes frentes:
- Segurança Alimentar: suporte básico de alimentos para famílias.
- Água Potável: garantir acesso a água potável nas moradias reestabelecidas ou novas moradias.
- Saúde: acesso e navegação de pacientes no SUS, controle de novas doenças e suporte ao reestabelecimento da saúde física e mental.
- Resgate Cidadania: acesso a direitos, documentos e empoderamento das famílias.
Graças a mobilização, solidariedade e engajamento de clientes, colaboradores, voluntários, parceiros e fornecedores, a campanha do McDia Feliz soma mais de R$425 milhões destinados à saúde e educação de crianças e jovens e mais de 11 milhões de vidas transformadas ao longo desses 36 anos de compromisso com a sociedade.