O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), participou nesta segunda-feira (24), em Dourados, de uma reunião com Alan Guedes (prefeito de Dourados), Rhaíza Matos (Naviraí), e o secretário municipal de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, que estuda medidas para tentar frear os casos de Covid-19.
As medidas serão apresentadas ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Hélio pontuou que, “depois de todo feriado já está comprovado que ocorre um aumento nos índices de contaminação. Precisamos interromper esse trânsito intermunicipal, fechar as festas clandestinas e pedir a colaboração da população para conter a transmissão do vírus”.
Ponta Porã está desde o ano passado com a taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com o Novo Coronavírus, em 100%.
O prefeito da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, Alan Guedes afirmou que, por enquanto, a ‘aliança’ com os demais prefeitos visa medidas menos radicais.
“Não queremos o lockdown, mas precisamos frear o contágio e vamos levar as propostas para o Governo do Estado”, pontuou Alan.
Outra proposta apresentada pelos gestores está o aumento na fiscalização no que diz respeito às festas clandestinas, e continuar pedindo a conscientização e apoio da população.
A prefeita de Naviraí, Rhaíza Matos, também destacou a necessidade da conscientização da população como um dos pontos principais. “Contamos com a população sul-mato-grossense, principalmente para cumprir com as medidas de conscientização para que não seja necessário optarmos por um lockdown. Em Naviraí, não temos mais estrutura para aumentar a capacidade de atendimento e não temos mais como correr para Dourados”.
O secretário de saúde, Sérgio Maximiano, que esteva na reunião representando o prefeito Gilberto Garcia, lamentou a situação crítica e caótica.
“Estamos há mais de um ano à frente dessa pandemia e neste ano, em maio, já chegamos ao número de casos do ano passado todo. A economia precisa funcionar e por isso, a iniciativa do prefeito Alan Guedes é muito importante para que não tenhamos um grande número de óbitos nos próximos dias”.