As três unidades de Urgência e Emergência da Universidade Central do Paraguai (UCP) de Pedro Juan Caballero, continuam a disposição dos bombeiros, brigadistas e voluntários que desde o final de semana estão combatendo as chamas que já devastaram cerca de 70 por cento do Parque Nacional de Cerro Corá e agora avança para a região de Lorito Picada em direção a Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
Em três dias de atendimento já foram feitas uma centena de atendimento pelas equipes de médicos, enfermeiro, socorristas e condutores da Unidades Móveis e algumas pessoas tiveram que ser retiradas da frente de combate e levados para hospitais da região.
Através de doações da própria UCP e de voluntários, as pessoas que combate às chamas estão recebendo, água, hidratantes, balas e gomas de mascar, colírio e outros tipos de produtos que ajudam na hidratação, proteção contra queimaduras e ferimentos causados pelas longas horas de trabalho.
Segundo informações da direção da Universidade Central do Paraguai, o trabalho continua até que o ultimo bombeiro ou brigadista deixe a área. As equipes da UCP são formados por professores doutores, enfermeiros e socorristas com experiência e que de forma voluntária ajudam a socorrer quem trabalha no enfrentamento direto das chamas.