DRACCO vai investigar acidente com avião no Pantanal

Como ocorre de maneira pioneira ao longo de 10 anos no país, a Polícia Civil através do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime organizado – DRACCO – é o responsável pela apuração das causas envolvendo o sinistro aéreo ocorrido na região pantaneira no último dia 27 envolvendo uma aeronave monomotor.

Com isso, a Equipe Ícaro do DRACCO já está responsável pela apuração das causas do sinistro envolvendo a aeronave C182 sinistrada na região pantaneira. Com servidores de formação específica e especializada, uma delegada com formação na parte jurídica em segurança de voo, um perito oficial com formação em fator material aeronáutico e ainda um piloto policial formado como investigador de acidentes aeronáuticos e credenciado como agente de segurança de voo, já assumiram a ocorrência aérea.

O CENIPA através do SERIPA IV classificou o ocorrido como incidente grave e deixou a cargo do DRACCO as apurações do ocorrido. Com isso, desde que tomaram conhecimento, os policiais civis promovem todas as diligencias especializadas para o esclarecimento do ocorrido, primeiramente verificando as condições físicas dos ocupantes da aeronave naquele ato, bem como, as demais circunstancias de aeronavegabilidade da aeronave e as condições climáticas e locais envolvendo o sinistro.

A ação inicial já foi promovida com presença no local, registro do BO, bem como, já está programado o retorno ao local para pericias complementares e acompanhamento da desmontagem e remoção da aeronave do local que será destinada até uma oficina em Campo Grande para demais providencias. Serão avaliadas as condições do ocorrido para determinação de teste de motores e superfícies de comando primários e secundários conforme se faça necessário.

A investigação consiste na apuração de dados envolvendo a preparação do voo, dinâmica da execução da decolagem e demais causas para que se consiga elucidar a causa real do ocorrido, asseverando que o CENIPA não da causa do acidente, mas sim, analisa hipóteses e circunstancias para prevenir sinistros aéreos, dados inclusive que não podem ser utilizados para elucidação da causa diferente dos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Operação Icaro que tem sua atuação específica na determinação da causa do acidente.

A1