“Cuidar da saúde precisa ser constante” foi um dos principais pontos abordados na Jornada de Atualização em Endocrinologia, realizada na manhã de sábado, 10, na Universidade Central do Paraguai (UCP) em parceria com a Sociedade Paraguaia de Endocrinologia e Metabolismo, Jornada de Atualização em Endocrinologia.
O evento aconteceu no auditório do Centro Tecnológico da UCP para acadêmicos e convidados que lotaram o recinto para ouvir a grade de palestras constantes na programação.
O médico e diretor acadêmico da UCP em Pedro Juan Caballero, Dr. Lluery José Ugalde Nuñez destacou na abertura a importância da participação da comunidade acadêmica como forma de ampliar o conhecimento, em um primeiro momento, e consequentemente ter acesso a informações atuais sobre cada tema abordado. “Cuidar da saúde deve ser constante”, sintetizou o médico.
Renomados médicos da Sociedade Paraguaia de Endocrinologia e Metabolismo marcaram presença entre os palestrantes, levando aos futuros médicos palestras tendo como pauta áreas específicas como o hipotiroidismo, obesidade, diabates e sindrome de ovario poliquístico e obesidade.
O Dia de Atualização em Endocrinologia faz parte da agenda curricular semestral da Universidade Central do Paraguai.
A Dra. Ana Iris Ramirez dissertou o tema “Hipotiroidismo e obesidade – seus mitos e realidades”, abordando aspectos objetivos e tirando dúvidas. Dra. Ana é especialista em Diabetologia e Endocrinologia.
O fundador do curso de medicina e CEO da Universidade Central do Paraguai, Carlos Bernardo destaca que a grade curricular prevê a realização de palestras e eventos sempre tendo como tema principal a atualização dos acadêmicos nas diversas áreas médicas, sobretudo buscando garantir acesso a temas importantes no contexto de atualização.
A programação contou ainda com palestra com a médica Dra. Sussam Benitez, tendo como enfoque a “Obesidade e diabetes e o avanço no tratamento”.
Em sua palestra a médica abordou temas como a questão dos hormônios da tireoide e a importância dos cuidados básicos com fatores responsáveis por controlar diversos processos de metabolismo, crescimento e desenvolvimento do corpo desde o nascimento até a velhice.
Dentro da grade de palestras, foi abordado o tema “Síndrome de ovário poliquístico e obesidade”, tendo como mediadora a Dra. Letícia Méndez. Ela é especialista em endocrinologia.
Participaram da Jornada de Atualização em Endocrinologia, a coordenadora da Extensão Universitária, Dra. Márcia VillaAlta, Dra. Juliana de Oliveira, coordenadora de clínicas da UCP de Pedro Juan, docentes, além de acadêmicos e convidados.