O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde lançou, neste final de semana, a campanha de vacinação em massa para os moradores da fronteira de Mato Grosso do Sul. O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende esteve sexta-feira (2) em Corumbá e Ladário e no sábado (3) nos municípios de Ponta Porã e Amambai, acompanhado dos prefeitos Marcelo Iunes, Hélio Peluffo e Edinaldo Bandeira, além de secretários municipais de saúde.
Em Corumbá, o lançamento contou com a presença da deputada federal Bia Cavassa e do deputado estadual Evander Vendramini. Em Amambai, o ato foi prestigiado também pelo prefeito de Paranhos Donizete Viaro.
Além dos municípios citados, a campanha teve início, ainda na sexta-feira, em Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Porto Murtinho e Sete Quedas. No total, as 13 cidades que fazem fronteira com o Paraguai e Bolívia, receberam 165,5 mil unidades de vacina da Janssen, que estão sendo aplicadas em dose única na população acima de 18 anos, para formar um “cinturão sanitário” em toda a região.
Em todas as cidades pelas quais passou, o secretário Geraldo Resende recebeu os agradecimentos, tanto de autoridades quanto de populares que aguardavam na fila o momento de receber a vacina. “Leve ao governador Reinaldo Azambuja o nosso agradecimento por essa conquista”, foi uma das frases que o secretário mais recebeu.
Em suas falas, o secretário estadual de Saúde também fez agradecimentos à bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, aos prefeitos da região de fronteira, aos secretários municipais de Saúde reunidos no Cosems (Conselho Municipal de Secretários de Saúde) na pessoa do presidente Rogério Leite, à ministra Tereza Cristina, ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ao governador Reinaldo Azambuja, bem como ao pesquisador Júlio Croda, que encabeça o estudo.
“Feito histórico”
Para o secretário Geraldo Resende, o avanço no combate à doença em Mato Grosso do Sul vai será significativo com a imunização em massa na fronteira. “Conseguimos um feito histórico. Esse ato vai ficar marcado para sempre em nossa lembrança”.
Ainda de acordo com a avaliação de Resende, trata-se da maior conquista no enfrentamento à Covid. “Tenho certeza de que seremos um dos primeiros Estados brasileiros a sair desta pandemia e que este estudo vai servir de referência para o nosso país e para o mundo”.
Durante sua fala em Corumbá, o presidente do Cosems, Rogério Leite lembrou que os municípios da fronteira são corredores de passagem para quem chega ao país e pode trazer outro tipo do vírus. “Não tiramos a vacina de ninguém. [Com o estudo] Mato Grosso do Sul ganha na segurança, na saúde. Todos os 66 municípios já receberam as doses que seriam distribuídas para estas treze cidades”, acrescentou.
Leitos de UTI em Amambai
No sábado, além de reforçar o lançamento da campanha de vacinação em massa na cidade fronteiriça de Ponta Porã ao lado do prefeito Hélio Peluffo e do secretário municipal de Saúde Patrick Carvalho Derzi, no município de Amambai o secretário Geraldo Resende também ativou, junto com o prefeito Edinaldo Bandeira, dez novos leitos de UTI-Covid no Hospital Regional, que é referência para o Cone Sul e Fronteira. A conquista é resultado de uma parceria entre o governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Prefeitura de Amambai.
Por meio de convênio, o governo estadual fará aporte financeiro ao Município, por um período de seis meses. O Estado vai bancar sete, e o Município três, das dez unidades, até que haja a habilitação das mesmas pelo Ministério da Saúde.
Para tanto, foi contratada uma empresa que oferecerá serviços de gerenciamento técnico, administrativo, fornecimento de recursos humanos, recursos materiais, medicamentos, insumos farmacêuticos, inclusive equipamentos para o funcionamento.
O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende explicou que o governo do Estado atua em duas frentes no combate à Covid-19: “de um lado, avançamos na imunização e de outro, nos preparamos para um eventual surgimento de alguma nova onda da doença”.
De acordo com o prefeito de Amambai Edinaldo Bandeira, a implantação dos leitos de UTI é mais um projeto que se torna realidade na luta contra o novo coronavírus. “Teremos toda a capacidade física, estrutural e humana, com profissionais especializados atendendo a população, consolidando Amambai como polo regional de saúde”, destaca.
“Agradeço ao secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende e ao governador Reinaldo Azambuja que deram a possibilidade desta parceria, uma conquista que surgiu da necessidade, mas que se torna realidade permanente e que tenho a certeza de que será um grande ganho para a população”, ressaltou o prefeito Bandeira.
Além de campanha de vacinação em massa, Amambai conquista 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital Regional. (Foto: Divulgação)