Com imunização avançada em Mato Grosso do Sul e com a expectativa de pelo menos 60% da população adulta vacinada no estado com as duas doses e 80% com a primeira, até agosto, a secretaria de estado de saúde estuda a possibilidade de dispensar a obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado.
Em coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (12) em Campo Grande, para anunciar a aplicação de 2 milhões de doses de vacina em mato Grosso do Sul, o secretário Geraldo Resende disse que o cenário crítico registrado no início de junho, já apresenta quedas significativas de diversos indicadores, entre eles a ocupação de leitos, taxa de contágio, numero de casos e também de óbitos.
Os dados do boletim epidemiológico apresentado pela Secretaria de Saúde (SES) nesta segunda-feira (12) mostram 642 pacientes internados em leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva. No comparativo com o número recorde de 1.339 pacientes internados por Covid em Mato Grosso do Sul no dia 6 de junho, a queda foi de 52%.
Neste mesmo período, a taxa de ocupação de leitos registrava índices acima de 100% em praticamente todas as macrorregiões com fila de espera e transferência de pacientes para outros Estados. Nesta segunda-feira as taxas estão abaixo de 85%, sendo 81% na macrorregião de Campo Grande, 65% na de Dourados, em Três Lagoas é de 65%, e de 48% em Corumbá. A taxa de contágio que por muito tempo esteve acima de 1,00 desde o dia 30 de junho apresenta decréscimo e atualmente está em 0,93.
Outro destaque do boletim deste início de semana é o número de óbitos que pela primeira vez em muito tempo fica abaixo de dois dígitos com 09 mortes registradas nesta segunda-feira. “Há 14 dias atrás nós tínhamos um número maior do que 50, e estamos tendo hoje número abaixo de 10. Não nos conformamos com esse número, nós queremos chegar ao dia de zerar os óbitos em Mato Grosso do Sul. Em relação a duas semanas atrás, tivemos uma queda de 42%”, pontuou Resende.
Ele comparou ainda o fechamento da semana epidemiológica 24, que encerrou com 329 óbitos, com a semana 27 que terminou no último sábado com 205 óbitos. “Estamos vencendo a Covid, ainda não vencemos, ainda há um longo percurso a ser perseguido”, destacou cauteloso, “o cenário mudou”.
O boletim epidemiológico Covid apresentado nesta segunda-feira (12) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) registra mais 329 casos confirmados.