A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Sectur, realiza de 17 a 21 de agosto o “X Simpósio Estadual de Educação Patrimonial e IV Seminário Municipal de Patrimônio Cultural”. O evento este ano será realizado online, com lives das palestras transmitidas pelas redes sociais da Fundação de Cultura e da Sectur, devido aos cuidados de isolamento necessários para evitar o contágio do Covid-19.
Com o tema “Patrimônio Cultural e Gestão nas Cidades: Teoria e Prática em Campo Grande e no MS”, o evento tem o intuito capacitar gestores, pesquisadores e profissionais da área, com o objetivo de “trabalharem em prol da preservação da memória, dialogando com questões contemporâneas que envolvem também a área econômica e a preservação”, explica Caciano Lima, gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura do Estado.
Este ano o simpósio está direcionado com foco para os bens arquitetônicos materiais imóveis e sobre como intervir nesses bens, qual a legislação pertinente, que é de importância para professores e profissionais da área. “Para os profissionais atuarem nesses imóveis, eles precisam da Guia de Diretrizes urbanísticas. A gente tem visto, principalmente por conta da revitalização na rua 14 de Julho, muitas obras feitas á revelia, não tendo encaminhamento conforme prevê a legislação, tem muita demolição sem autorização. Isto aflige quem trabalha na área, o ministério Público está nos cobrando. Por isso decidimos discutir este tema no simpósio deste ano. Pretendemos dar continuidade aos debates e ao curso oferecido na programação, o curso é só um começo para irmos mais para a parte prática depois”, diz Joelma Arguelho, gerente de Patrimônio Cultural da Sectur.
Além das palestras online, será oferecido o curso Gestão do Patrimônio Cultural Edificado, com o arquiteto da Sectur, Fernando Batiston. O curso vai tratar sobre conceitos do patrimônio cultural com ênfase nos edifícios arquitetônicos de Campo Grande. Vai abordar a legislação municipal pertinente sobre o patrimônio, como tombamento, preservação, como o proprietário ou inquilino pode reformar ou pintar imóveis edificados, como ser capaz de identificar os estilos arquitetônicos da arquitetura campo-grandense, como uma aula de história sobre a configuração urbanística arquitetônica da Capital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/SimpósioPatrimônio2020
A iniciativa é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), com o apoio da Unigran, Uniderp, UCDB, UFMS e Facsul. Todo o evento será transmitido também na Linguagem Brasileira de Sinais – Libras.
Mais informações pelo e-mail supatrimonio.sectur@gmail.com