Alunos do Profuncionario visitam locais históricos de Bela Vista e Antônio João

Os alunos dos cursos técnicos em Alimentação e Infraestrutura Escolar do Curso Profuncionário de Ponta Porã, participaram de uma aula inesquecível. Eles fizeram, no dia 8 de outubro, uma visita técnica aos municípios de Bela Vista e Antônio João.

A turma visitou os pontos históricos dos dois municípios, que estão entre os mais antigos de Mato Grosso do Sul, com forte vínculo com Ponta Porã. Bela Vista é conhecida como a “Princesinha do Apa” e Antônio João a “Terra de Heróis”.

O primeiro local visitado foi o quartel do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, instituição criada no início do século passado. No local, a turma foi recebida pelos oficiais da guarda que mostraram as dependências do quartel um dos mais importantes de Mato Grosso do Sul.

Na visita, o grupo pôde apreciar a arquitetura e a história de prédios antigos que hoje abrigam a Igreja Santo Afonso e a Prefeitura Municipal abrigada num prédio construído na década de 1930. São construções históricas que se tornaram cartões postais de Bela Vista.

Em seguida a turma foi até o centro histórico onde está localizada a praça que em seu entorno, existe um casario antigo, que abriga o Cine São José, a Rádio FM da cidade e a agência dos Correios e Telégrafos. Perto dali também foi visitada a sede da Polícia militar abrigada num prédio secular.

A turma ainda visitou o Monumento Nhandepá, construído em homenagem à Retirada da Laguna, episódio histórico ocorrida na Guerra da Tríplice Aliança (Brasil contra o Paraguai entre os anos de 1864 e 1870). O passeio na área urbana de Bela Vista terminou com uma passagem pela Igreja de Pedra São Geraldo.

Outro ponto importante visitado foi a margem direita do Rio Apa, lado brasileiro. O local é conhecido por Praia do Pompílio. O Rio Apa foi fundamental para o povoamento e colonização da cidade e de toda a região, pois além de ser divisor natural do Brasil e Paraguai, serviu de meio para a chegada de famílias de diversos lugares do mundo que se estabeleceram em território sul-mato-grossense. Na visita ao local os alunos puderam ver também a Ponte Internacional que une dos dois países, inaugurada na década de 1970 e mais alguns monumentos históricos que ressaltam a importância de Bela Vista no contexto histórico do Mato Grosso do Sul. Um deles o Obelisco da BR-060, um monumento rodoviário ressaltando o início do trecho brasileiro da rodovia Brasília-Assunção (BR-060).

O sábado letivo marcado pelas visitas técnicas foi concluído no Parque Histórico da Colônia dos Dourados, mantido pelo 10 RC Mec. que abriga um museu e também monumentos relembrando a resistência do Exército Brasileiro à invasão paraguaia no início da Guerra.

Os alunos puderam compartilhar de momentos inesquecíveis pois todo o conteúdo trabalhado faz parte das diversas disciplinas ministradas do terceiro bloco do curso,

relacionadas ao conhecimento e respeito à diversidade cultural existente na comunidade em que os alunos estão inseridos.

A coordenadora do curso, Professora Elizete Cardoso e os tutores Eliana Vargas da Silva (Infraestrutura escolar) e Nivalcir Pereira de Almeida (Alimentação Escolar), agradeceram à Prefeitura de Bela Vista e Comando do 10º RC Mec. pela acolhida e, especialmente à Secretária Municipal de Educação de Ponta Porã, Professora Mirta Landolfi pelo total apoio para viabilizar a realização das visitas técnicas em locais de grande importância para o conhecimento, respeito à cultura fronteiriça e a preservação da memória da região.

O Profuncionário é oferecido aos servidores administrativos das escolas públicas das redes Estadual e Municipal de Ponta Porã. O curso é resultado de uma parceria envolvendo o Governo do estado e a Prefeitura municipal de Ponta Porã.

Turma do Profuncionário de Ponta Porã visitou pontos históricos da cidade de Bela Vista, a Princesinha do Apa.(Foto: Assessoria)
A3Antônio JoãoDouradosPolícia MilitarPonta Porã