AMPLAVISÃO: Votar com a razão ou com o coração?

FANTASMAS? A candidata Camila Jara tem 182,4 mil seguidores nas redes sociais. Mas nas urnas ela obteve só 41.966 votos, contrariando a tese de que seguidores digitais seriam eleitores fieis. Isso até poderá dificultar sua reeleição, quando o eleitor irá exigir prestação de contas a de sua atuação em prol do nosso estado. Certo?

PROCEDE: Veterano em eleições, no sexto mandato, o deputado Vander Loubet (PT) tem uma visão singular do universo da política. Entende que o candidato estreante, pode convencer mais fácil por representar a esperança do eleitor – ao contrário daquele postulante veterano, alvo de críticas e cobranças por promessas não efetivadas.

‘DAY AFTER’: Especula-se no saguão da Assembleia Legislativa sobre as eventuais mudanças no cenário devido o resultado das eleições na capital. O enigma ficaria por conta do PSDB e eventual fusão ou incorporação ao MDB ou a uma outra sigla. Como o caso seria digerido nas bases eleitorais? Não seria tão fácil assim como parece.

SENADO: O resultado das urnas também poderia (disse poderia) pesar na disputa para o Senado com duas vagas disponíveis. Se bem usado, o poder de fogo da prefeitura da capital poderia ser benéfico para quem receber as bênçãos da futura prefeita. Aliás, não foi por acaso que Reinaldo Azambuja liberou os ‘tucanos’ para esse 2º turno.

BASTIDORES: Devem ocorrer várias fusões e incorporações para 2026. Em 2022 por exemplo, o Partido Social Liberal (PSL) fundiu com o Democratas (DEM), originando assim o União Brasil. Já o Partido Republicano de Ordem Social (PROS) acabou incorporado pelo Solidariedade. Processos complexos reféns da burocracia do TSE.

SOB RISCO: Embora ainda tenha elegido 857 prefeitos no país (contra 882 do PSD) , o MDB local saiu desidratado das urnas. O experiente deputado Marcio Fernandes é um que pode deixar a sigla. Ele admite: sem nomes competitivos na chapa majoritária, em 2026 – ficará ainda mais difícil a situação dos concorrentes da chapa proporcional.

VEJA: A candidatura do ex-governador Puccinelli ao parlamento estadual acabaria até afugentando os candidatos com menos poder de fogo dentro do MDB. Sem prefeitos de municípios (9) populosos, com poucos vereadores e sem novas lideranças, o partido terá dificuldades de lançar candidatos ao Governo, Senado e Câmara Federal inclusive.

“É NORMAL”: “A mulher de Dias Toffoli é advogada do escritório que representa a JBS, a que foi presenteada pelo marido com aqueles R$10 bi. As mulheres de Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin também advogam no STF. Só a senhora Moraes está em 10 processos. O ministro Barroso acha tudo isso normal. ” (J.R. Guzzo-24/10/2024- no Estadão)

DIVIDIDAS: Derrotados ou vitoriosos, políticos do interior que visitam à Assembleia Legislativa reconhecem: quanto menor a cidade pior está o clima social. Pessoas não se bicam, se evitam e procuram se agrupar nos nichos exclusivos de companheiros políticos. Adversário continua sendo adversário e a política continua – é a base de tudo.

ESQUECER COMO? Candidato a vereança derrotado confidenciando ao colunista de que a sua revolta não era restrita a decepção nas urnas, mas sim pelo ‘excesso’ das comemorações dos adversários. Refugiado em sua casa, assistiu pela janela a passeata dos vencedores regada a foguetório infernal e provocações verbais ‘inesquecíveis’.

TEREZA CRISTINA: Sobre seu futuro há várias hipóteses. Poderia até disputar o Governo dependendo de quem vença na capital. Mas ela tem mais identificação do que divergências com Reinaldo e Riedel e seu partido (PP) elegeu apenas 16 prefeitos no 1º turno. Há quem diga que ela não teria pressa para tentar o Parque dos Poderes. Será?

BRIOSO: Nas conversas com o deputado Roberto Hashioka (União Brasil) percebe-se o quanto é preparado para a vida pública. Mesmo com recente resultado adverso em Nova Andradina, ele se mantem altivo e faz planos inclusive. Articulado, sabe que na política é preciso assimilar os resultados nos embates eleitorais. Os bravos resistem.

LIÇÕES: Às vezes elas se repetem. Em 2012 Alcides Bernal foi vitorioso contra Giroto, Puccinelli e todo esquema de poder. Agora Beto Pereira, de favorito a derrotado. Restaram duas mulheres candidatas: Adriane, com as benesses do poder e a desafiadora Rose. O episódio irá se repetir? Existem mil interesses no entorno.

IDEOLOGIA: Efetivamente ela seria o fator decisivo que poderia pesar na análise e escolha do eleitor da capital neste segundo turno? Há duas correntes: uma é de que ela seria elemento preponderante na decisão do voto do eleitor partidário. A outra é que o voto seria apenas decorrente da análise comparativa entre as candidatas, e nada mais.

SIM OU NÃO? Alguns entendem que o formato dos debates na televisão estaria superado, necessitando de reformulações. Outros defendem a continuidade do sistema alegando que eles ajudam a desnudar os candidatos, independentemente ou não da intimidade deles com as câmeras, os holofotes e o ambiente tenso que se forma.

CURRÍCULO: Vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice governador, governador de São Paulo por 3 vezes e vice presidente da república. Esse o resumo do currículo de Geraldo Alckmin que completará 72 anos de idade no próximo 7 de novembro. Acima de tudo, um cidadão do bem!

DIFERENTE: Para vencer nos ‘USA’ é preciso conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Cada estado com seu número de delegados variando de acordo com a população e o total de representantes no Congresso. Por ser a região mais populosa a Califórnia tem 55 delegados e o Alaska só 3. O candidato mais votado de um estado leva todos os delegados da área, mesmo que ele vença por um voto de diferença.

DETALHES: O número de delegados por estado é definido pelo porte de sua bancada no Congresso: a soma da sua representação no Senado, sempre 2 senadores, e na Câmara proporcional à sua população. Mas com o tempo, o número de delegados pode mudar devido a mudança populacional. Após o censo de 2020 Texas e Florida aumentaram o seu colegiado, e Califórnia e Nova York perderam um delegado cada.

IMPERIALISTAS: Após ganhar a independência com o ‘Tratado de Paris’, os Estados Unidos pularam dos 13 estados originais para 50 estados através de guerras, anexações, permutas, compras junto ao México, Espanha, Inglaterra, França e Rússia (Alasca) – inclusive das terras dos indígenas. Depois da Segunda Guerra o país se potencializou.

VALE SABER: Os Republicanos elegeram 19 presidentes – Lincoln foi o primeiro e os Democratas 16, além de 1 independente e 9 de outras siglas. Nove presidentes sofreram atentados e 4 faleceram. Roosevel ficou mais tempo no poder: 3 mandatos e faleceu no início do último período. Em seguida veio a lei limitando a 2 os mandatos presidenciais.

PILULAS DIGITAIS:

A nossa OAB – de saia justa.

O mercado financeiro está acima da alma humana. (Millôr)

O sujeito que não come não se revolta. Certos brios exigem um salário e três refeições por dia. (Nelson Rodrigues)

Todo político sábio fala duas vezes antes de pensar. (Millôr)

A boina não faz o pintor. (Dr. Divago)

O passado não é aquilo que passa. Mas o que fica do que passou. (Tristão de Ataíde)

Se em vez de vida inteligente houvesse vida estúpida fora da Terra, eles já teriam feito contato conosco. (Dr. Divago)

Procuro pessoas para criar um grupo de leitores e beber cerveja. Não precisa saber ler.

O bem se faz em silêncio. O resto é teatro.

Quando você pensa que já tinha visto tudo…