O superintendente do Senar MS, Lucas Galvan, participou da abertura regional da 19ª edição Semana do Pescado, na quarta-feira (31), no Bioparque Pantanal. O evento, que tem objetivo de fomentar o consumo de produtos da pesca e da aquicultura, é organizado pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura), com apoio do Sistema Famasul.
“São dias em prol de uma cadeia produtiva muito promissora em Mato Grosso do Sul. Parabenizo pela organização e realização dessa semana. Mato Grosso do Sul tem sido referência em várias ações ligadas à piscicultura e pesca, como na modalidade de pesca esportiva, na produção de peixes em tanques de rede e escavados, por exemplo”, comenta Galvan.
Considerado pelo varejo como a “segunda quaresma”, o evento foi criado pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura e visa envolver todos os setores ligados à cadeia produtiva pesqueira e aquícola. A ação é realizada em âmbito nacional.
Na última edição da Semana do Pescado, o segmento alcançou 30% de aumento no consumo em relação a de 2020.
Na cerimônia, além da SFA/MS, Semagro, Senar/MS, participaram representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Peixe-BR (Associação Brasileira de Piscicultura), Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Afecetur (Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande), Sebrae, Sesc e Senac.
“Para que nós possamos dar suporte a esse crescimento de consumo, precisamos ter uma produção maior. E o produtor rural precisa estar preparado para atender essa demanda de mercado. E aí entra o Sistema Famasul com o Senar como um dos parceiros para fazer frente a esses desafios. Hoje o Senar/MS tem 15 profissionais dedicados a atividade da piscicultura na Assistência Técnica e Gerencial, atendendo 295 propriedades no estado”, detalhou o superintendente.