Teve início na quarta-feira (12/6), a Ponta Agrotec 2024, com o tema Eco Revolution, visando a sustentabilidade no agronegócio e impulsionando a inovação sustentável no campo. Conhecida como uma das principais feiras de tecnologia e inovação do agronegócio no país, a Ponta Agrotec chegou à sua 3ª edição este ano.
A abertura contou com a presença ilustre do ex-governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que palestrou sobre o “Estado Carbono Neutro”, e do Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, que representou o governador Eduardo Riedel, além de autoridades paraguaias.
De acordo com Adriana Mezher, diretora do evento, “O tema deste ano é muito importante para as gerações futuras, não só pelo que está acontecendo no Rio Grande do Sul, mas pelos fenômenos climáticos em si. São discussões de suma importância para o setor”.
Mezher conta que “começamos sonhando pequeno e hoje é um evento grande que vem crescendo a cada ano”. A feira deve movimentar a economia local e injetar em torno de 400 mil reais na economia local. Em 2023, 72% dos contratos foram fechados, e a expectativa para este ano é alta em 4 dias de feira.
Esteve prestigiando o evento a vereadora Kamila Alvarenga (PP), que participa desde a primeira edição. De acordo com a parlamentar, “eventos como este são de suma importância e, através de iniciativas privadas de investidores locais e o apoio dos nossos governantes, quem ganha é o desenvolvimento da nossa cidade”, apontou.
Já Reinaldo Azambuja declarou à imprensa local que “é muito importante termos essa preocupação de produzir com sustentabilidade. Me sinto lisonjeado de ser um dos palestrantes”. A feira vai até o dia 15, e tanto a entrada quanto os cursos e palestras são totalmente gratuitos.