Milho: preços se mantêm nas máximas de 2024

As cotações do milho estão em alta em todas as regiões acompanhadas pelos Cepea, impulsionadas sobretudo pela cautela de vendedores.

Produtores rurais procuram atender as exigências dos órgãos reguladores e fiscalizadores para antecipar o plantio da soja antes do término do período de 90 dias, prazo que corresponde ao período de vazio sanitário, definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Esses produtores aproveitam o retorno das chuvas para acelerar a semeadura da safra verão, e, com isso, negociam o cereal no spot nacional apenas quando há necessidade. Por outro lado, pesquisadores do Cepea indicam que consumidores estão ativos no mercado, tentando recompor os estoques, contexto que reforça as valorizações do milho.

No campo, a semeadura da safra verão vem avançando na maior parte das regiões, favorecida pelo retorno das chuvas. Levantamento da Conab mostra que, até o dia 20, pouco mais de 32% da área destinada ao cereal para a temporada 2024/25 havia sido semeada no Brasil.

Canal Rural*