Legislação, técnicas de negociação e gestão de custos da produção são ensinados em curso

Com o objetivo de levar soluções para produtores integrados de Mato Grosso do Sul, o Senar/MS tem em seu portfólio o Programa Cadec Brasil. A iniciativa oferece aos avicultores informações referentes à transparência nas negociações, legislação e organização das finanças em um curso gratuito, com carga horária de 40 horas.

O programa, que está na fase piloto, nasce a partir da demanda das Cadecs, que são Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração, formadas por representantes produtores e da integradora para promover transparência nas negociações e discutir assuntos de consenso das decisões.

No estado, os municípios de Dourados e Sidrolândia já receberam o treinamento, ambos para cadeia produtiva da avicultura.

“Produtores integrados da avicultura e suinocultura podem participar do treinamento, que ‘descomplica’ assuntos como noções jurídicas aplicadas aos contratos de integração, fala também sobre técnicas de organização e condução de reuniões entre os produtores e a indústria, gerenciamento de custos de produção para controle de gastos e lucros, entre outros”, explica o instrutor Hélcio Sandim.

A Lei da Integração nº 13.288/2016 também é um dos pontos abordados no programa. De acordo com Sandim, os produtores sentem necessidade de entender melhor sobre o que rege a lei, para que otimizem a relação com as agroindústrias. “O grande objetivo é esclarecer, interpretar os termos e por isso a importância deste treinamento, que mostra o funcionamento na prática”, acrescenta.

O programa tem o total de 15 vagas. A próxima agenda prevista é para 21 de outubro, no município de Glória de Dourados. Os interessados podem procurar pelo sindicato da região para participar.

Dourados