Exportações de arroz se recuperam no 1º semestre, diz Abiarroz

Apesar do impacto negativo provocado à economia global pela pandemia de covid-19 e pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a balança comercial do arroz (base casca) fechou o mês de junho, o primeiro semestre e o ano comercial (julho de 2021 a junho de 2022) com números satisfatórios.

Os resultados reforçam a expectativa de melhoria no comércio exterior arrozeiro nos próximos meses, avalia a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz), a partir dos números das exportações do setor fornecidos pelo Ministério da Economia.

Em junho, os embarques de arroz (base casca) totalizaram 131,3 mil toneladas, o equivalente a US$ 36,9 milhões, sendo 73% do produto beneficiado. Em igual mês de 2021, as vendas externas do cereal somaram 70,2 mil t, com faturamento de US$ 22,3 milhões. Em quantidade, pontua a Abiarroz, houve um aumento superior a 80% e de cerca de 60% em receita.

1º semestre do arroz

No primeiro semestre de 2022, o Brasil exportou 689,2 mil t do produto (base casca), representando US$ 199,3 milhões. De janeiro a junho do ano passado, foram embarcadas 475,9 mil t, com divisas de US$ 157,4 milhões, informa a Abiarroz.

No ano comercial (julho de 2021 a julho de 2022), as exportações de arroz alcançaram 1,35 milhão de t, com receita de US$ 400 milhões. Nos 12 meses anteriores (julho de 2020 a junho de 2021), as vendas externas atingiram 1,33 milhão de t, o equivalente a US$ 394,5 milhões.

Importações em junho

Ainda de acordo com a Abiarroz, as importações do cereal no mês passado somaram 106,3 mil t, representando US$ 30,7 milhões. No mesmo mês de 2021, as compras do produto pelo mercado brasileiro totalizaram 86,8 mil t, o equivalente a US$ 27,6 milhões.

Parceria para alavancar as exportações de arroz beneficiado

Para impulsionar ainda mais as exportações do setor, a Abiarroz, por meio do projeto Brazilian Rice, executado em parceria com a ApexBrasil, realizará uma rodada de apresentação do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação – para capacitar novas indústrias e cooperativas em temas relacionados ao comércio exterior.

Canal Rural*