Durante 16º Congresso de Marketing do Agro, realizado nesta quinta-feira (19) em São Paulo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, afirmou que é preciso que todos os segmentos do setor agropecuário unifiquem o discurso para informar tanto os produtores, quanto as populações urbanas.
A avaliação da entidade é de que, apesar de ser o grande motor da economia nacional, o setor agropecuário continua sendo vítima de informações falsas.
Segundo Meirelles, o congresso realizado pela Associação Brasiliera de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é um passo importante na construção de uma unidade nos discursos do agro que possa chegar a todos.
Sistemas alimentares podem capturar emissões e avançar no combate à fome, diz CEO da JBS
Participante do evento, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que o país tem capacidade para liderar a produção mundial de alimentos. Já o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara falou a importância de chegar com a mensagem em todas as plataformas.
“Temos muita dificuldade em falar com os jovens, de usar as redes sociais. Estamos investindo bastante em comunicação para que as pessoas tenham informação precisa, real. A construção dessa unidade da comunicação depende do nosso trabalho”, afirmou Carrara.
Os jornalistas Bruno Paulinho, do Espírito Santo, e Divino Onaldo, de Goiás, receberam o primeiro Prêmio ABMRA de Jornalismo, com reportagens sobro o projeto Marca Agro do Brasil. O presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, reforçou a necessidade de dar voz aos verdadeiros representantes do setor agropecuário, para tornar o agro uma identidade nacional.
“Apenas unificando os discursos de todos os setores, que envolve entre outros os produtores rurais, agroindústrias, jornalistas, agências de publicidade, vamos conseguir construir a real imagem do agro. Somos um sucesso a nível econômico, com cerca de 27% da força de trabalho nacional, quase 25% do PIB do Brasil, respondendo por 50% do superávit da balança comercial e levando produtos de qualidade para a mesa do brasileiro, mas nos falta passar esses dados para a população de forma clara, para que ela entenda a importância do setor agropecuário no dia a dia de cada um de nós”, disse o presidente da Faesp.