Operação da Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furtos de veículos em MS

Policias do SIG (Setor de Investigações Gerais) desarticularam nessa sexta-feira (22/11), uma quadrilha interestadual especializada em furtos de veículos em Mato Grosso do Sul. Os principais automóveis alvos do grupo eram caminhonetes Toyota Hilux e Toyota SW4.

Ontem, com apoio da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) da Polícia Civil do Paraná, investigadores de Dourados realizaram o cumprimento de mandado de busca e de prisão na cidade de Londrina (PR), onde um homem de 43 anos foi localizado, com petrechos utilizados nos crimes, bem como com as vestes que utilizou nos crimes.

A investigação revelou que os criminosos utilizavam dispositivos conhecidos como “jammers” e também ferramentas manuais especificas, para abertura e destravamento de portas de veículos. Isso permitia aos autores subtrair pertences sem deixar vestígios de arrombamento.

Após aberto os veículos, a quadrilha furtavam cartões bancários que eram usados para saques e compras antes que as vítimas percebessem os furtos, bem como levava dinheiro e objetos de valores como joias.

Foram identificados ao menos seis casos ocorridos entre abril e julho de 2024, acreditando-se que possam ter ocorrido mais casos sem que as vítimas tivessem notado que se tratava de um crime.

A quadrilha utiliza veículo locados para realização dos furtos, dificultando desta forma a identificação dos suspeitos, após as investigações, que duraram quatro meses, foi possível identificar o principal integrante do grupo.

O homem conhecido como “Niquinho” já possui histórico de furtos similares e foi identificado em imagens, realizando saques com cartões subtraídos das vítimas na cidade de Dourados. Ele foi preso e conduzido até a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde se encontra a disposição da Justiça.

Ação Interestadual

As investigações indicam que os criminosos atuavam em diferentes estados, utilizando alta mobilidade para dificultar sua identificação e captura. A Polícia Civil segue com diligências para identificar outros integrantes do grupo criminoso.

Veja também
plugins premium WordPress