A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, um requerimento direcionado ao governador Eduardo Riedel, ao prefeito Alan Guedes e às lideranças da Infraero e da Anac, solicitando informações sobre a reabertura plena do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados.
A parlamentar destacou a importância estratégica do aeroporto para a cidade e a região, ressaltando que a sua reativação é essencial para a retomada de voos comerciais, atualmente interrompidos em razão do atraso na conclusão das obras de reforma.
Fechado desde maio de 2021 para ampliação da pista e outras melhorias, o aeroporto deveria ter sido entregue inicialmente até o final de 2023, mas a conclusão foi postergada para 2024. Problemas no solo e ajustes técnicos exigidos pela ANAC contribuíram para o atraso.
Recentemente, a pista foi homologada, e voo teste foi realizado, mas a deputada reitera que intrepidez para garantir que a reinauguração oficial por parte do governo federal aconteça o mais rápido possível. A estrutura antiga continuará sendo usada até a construção de um novo terminal de passageiros, orçada em R$ 40 milhões, prevista no Novo PAC.
“Todos nós sabemos que a ausência do aeroporto tem prejudicado a economia local, afastando eventos corporativos e esportivos, e obrigando os moradores a utilizar aeroportos em Ponta Porã e Campo Grande, distantes 120 km e 220 km, da cidade. O contribuinte não deixou de pagar seus impostos nesse período. Agora, com a pista homologada, é preciso agir, ter intrepidez para estimular o governo federal nessa tão esperada reinauguração”, afirma Lia Nogueira.
A parlamentar considera a reabertura uma necessidade urgente para que Dourados recupere sua conectividade e atenda às necessidades da população e do setor produtivo.
A parlamentar pede para que as respostas ao requerimento sejam claras, explicitando o cronograma para que o aeroporto volte a operar plenamente, com expectativa de que as companhias aéreas retomem voos a partir da cidade ainda no próximo ano.