Paulo Roberto Silva, o Paulinho do PT, foi reconduzido ao cargo de superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul, após decisão do Tribunal Regional Federal.
A desembargadora Leila Paiva Morrison acatou o recurso do Instituto, considerando que o afastamento de Paulo poderia prejudicar o tratamento urgente das questões envolvendo as barragens no assentamento Eldorado II, em Sidrolândia.
Paulo Roberto havia sido afastado em 16 de setembro por determinação do juiz Pedro Pereira dos Santos, que acusou o Incra de omissão quanto à segurança das barragens no assentamento. O Ministério Público Federal, desde 2019, cobrava medidas devido ao risco iminente de rompimento das barragens.
A Justiça Federal exigiu um plano de ação emergencial em 15 dias e execução em 30 dias, além de aumentar a multa ao Incra para R$ 43 milhões.
Em sua defesa, o órgão argumentou que as obras dependiam de análises do Imasul e que já havia alocado R$ 120 mil para o Plano de Descomissionamento das barragens.