Segundo o Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS), Mato Grosso do Sul poderá registrar ‘chuva preta’ no próximo final de semana. O fenômeno que é uma mistura de fuligem da fumaça das queimadas com a água, já foi ocorreu em Arroio Grande, São Lourenço do Sul, a referida cidade sulista e São José do Norte.
Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, afirma que o fenômeno também foi observado em cidades do norte do Uruguai, na fronteira com o RS.
Ela explica que a ‘chuva preta’ é o resultado da chuva normal, que cai das nuvens, e passa por uma atmosfera muito carregada de fumaça.
Como vários estados do país registram queimadas, como Mato Grosso do Sul, esse tipo de chuva pode ocorrer em qualquer lugar.
Entre esta quarta (11/9), e sexta-feira (13/9), com o deslocamento de uma frente fria no Sul, será possível ocorrer mais ‘chuva preta’, especificamente nos estados do Sul, mas não está descartado a ocorrência em cidades da região sul do Estado.
Previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que o tempo vai começar a mudar nesta quinta-feira (12/9) no Estado.
Outro fenômeno bastante presente provocado pelas queimadas é o tom laranja do sol. Ele é muito percebido nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Embora seja bonito, revela que o tempo está bem crítico, podendo acarretar problemas de saúde na população.