Centenas de livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do Governo Federal foram jogados por cerca de 7 quilômetros da Perimetral Norte, rodovia Ivo Anunciato Cersosimo em Dourados.
Os exemplares de diversas matérias e sem uso apareceram no trecho da rotatória da Planacon até a rotatória que dá acesso ao distrito do Panambi na manhã desta quarta-feira (21).
Alguns usuários da via que pararam para observar os livros demonstraram indignação com o fato. “Aqui tem mais que dinheiro público jogado fora. Tem sonhos e esperança de crianças, jovens e adultos que deveriam estar aprendendo com os livros”, disse um advogado que pediu para não ser identificado.
Durante a presença da reportagem no local, uma equipe da Polícia Militar Rodoviária Estadual, parou para ver o que estava acontecendo, mas os policiais disseram que como não flagraram quem estava jogando os livros não poderiam fazer muita coisa, mas iriam comunicar seus superiores sobre o ocorrido.
Como não há nenhuma marca, carimbo ou número de série que identifique de onde os livros saíram, somente uma investigação da polícia poderá apontar responsabilidade sobre o desperdício de recursos públicos e os danos ambientais causados pelo descarte irregular dos livros didáticos.