O prefeito Eduardo Campos e a primeira-dama Paula Campos, se reuniram com a sociedade civil organizada para definirem ações de ajuda para as vítimas da maior tragédia ambiental da histório do estado do Rio Grande do Sul.
O balanço divulgado pelo governo daquela Unidade de Federação nesta segunda-feira (6/5), mostra que o número de mortos subiu para 83. Além disso, quatro óbitos estão em investigação. Ao todo, 111 pessoas estão desaparecidas e 276 estão feridas. Segundo esses mesmos números, mais de 850 mil pessoas foram afetadas em 345 municípios do estado. Já são 121.957 desalojadas e 19.368 em abrigos.
A primeira reunião desse comitê, formado pelo Poder Público e Sociedade Civil, contou com a participação da prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores, Loja Maçônica Aquidaban, Loja Maçônica Ponta Porã e Loja Maçônica Francisco Assis de Carvalho, Centro de Tradições Gaúchas, Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Sindicato Rural de Ponta Porã, Clube do Laço Lino do Amaral Cardinal e a Imprensa.
As primeiras ações ficaram definidas como: escolha dos pontos de arrecadação, que são a prefeitura, Câmara Municipal, escritório central do CTG, Clube do Laço e as três lojas Maçônicas, além da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.
O FAC (Fundo de Apoio ao Cidadão), disponibilizou o arrecadado pela Campanha do Agasalho 2024. No total são 4.890 mantas, 700 casacos femininos e masculinos, 600 calças de moletons e 500 bermudas que já serão disponibilizadas para doação nesta primeira ação deste comitê.
O foco desta ação é arrecadar o maior número possível de alimentos não-perecíveis, água potável, roupas, calçados, colchões, cobertores e tudo o que possa ser destinado à população duramente atingida pelas fortes e intensas chuvas que devastam o Rio Grande do Sul desde o início da semana passada.
O prefeito Eduardo Campos comandou as deliberações e ficou extremamente agradecido pela resposta ao chamamento que visa ajudar o próximo. “É um momento importante, que temos que convocar Instituições e pessoas para ombrear conosco essa ajuda para os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Ficamos satisfeitos e temos a certeza que toda a união de Ponta Porã, levará calor e alento aos que mais necessitam”, disse.
Os secretários municipais Fábio Caffarena, Vera Lúcia Oliveira e Candinho Gabínio ficam à frente do grupo de trabalho e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, fará o diálogo com seus pares na Casa de Leis. Cada Instituição participante fará sua comunicação diretamente no Grupo de Trabalho.