A falta de comprometimento da Energisa com os consumidores de dezenas de bairros de Ponta Porã, tem desembocado na Câmara de Vereadores da cidade onde os parlamentares, também conhecidos como representantes do povo, são cobrados duramente por quem se sente prejudicado por uma prestação de serviço que além de cara é de qualidade duvidosa, causando prejuizo e transtorono ao consumidor.
Na sexta-feira (24), dois representantes da empresa estiveram frente a frente com os vereadores Candinho Gabinio, Biro Biro, Anny Espinola, Agnaldo Miudinho, Neli Abdulahad, Edevaldo Mattoso, Marquinhos Bello, Vanderlei Avelino e Kleber Ortiz, alguns consumidores e jornalistas. E a coisa não foi muito bonita de se ver.
A falta de compromisso com quem tem que entregar um serviço à altura do alto custo cobrado pela tarifa, revoltou os parlamentares de tal forma, que o presidente da Casa, Candinho Gabinio abandou o recinto e deu a reunião por encerrada. Outros vereadores, quando perceberam que estavam “jogando xadrez com pombos”, já tinham ido embora, antes de Candinho quase perder a candura e a compostura. Mas ele se ateve a liturgia do cargo e prometeu que vai endurecer o jogo com a concessionária.
O vereador Agnaldo Miudinho propôs uma enquete sobre a qualidade do serviço prestado pela empresa em Ponta Porã e em menos de cinco minutos as redes sociais refletiam a graúda e gigantesca reprovação de quem fica por várias horas e até dias no escuro sem a expectativa de uma “luz no fim do túnel”, e Miudinho cresceu ainda mais, para cima dos representantes da empresa que pareciam mais perdidos do que cebola em salada de frutas.
Quando o coordenador de Relações Públicas da Energisa, o engenheiro eletricista Dian Brito, e o Supervisor de Construções e Manutenção da concessionária, Ivaldo Rogéria, sugeriram para que vereadores e consumidores apresentassem uma solução para o problema, que não era identificado pela empresa, ou seja, para a Energisa, nada do que estava sendo tratado na Casa que representa o povo, não existia, teve gente que quase perdeu o decoro parlamentar.
Mesmo garantindo que a carga energética é suficiente para abastecer com sobra toda a demanda de Ponta Porã, o engenheiro da Energisa de Campo Grande disse que “que cada consumidor deveria avisar a empresa quando adquirisse um novo equipamento elétrico (ar condicionado, geladeira, etc.), porque isso poderia sobrecarregar o sistema, ocasionando queda no abastecimento”, o decano da imprensa fronteiriça Edmondo Tazza torceu o bigode e quase derrubou os butiá da bombacha.
Emfim, na sessão desta terça-feira (28) na Câmara de Vereadores, as constantes oscilações de energia elétrica principalmente nos bairros São João, Jardim Estoril, Altos da Glória e a Vila Áurea, devem dar o tom das discussões entre os edis que, chamando os “homi” da Energisa na Câmara para dar explicações, cumpriram com o dever de representar o eleitor e compraram a briga de quem tem sido prejudicado pela concessionária que não sabe sequer a quem pertencem os fios soltos espalhados pela cidade e que ela mesma cobra das empresas, para que estes fios sejam instalados, sem pagar nada para o município pelo uso do solo onde o postes estão fincados.
Quem sabe, uma Lei Municipal obrigando a concessionária a pagar pelo uso do solo não traria uma mudança na forma do tratamento dispensado aos ponta-poranenses, pelo menos humanizando a relação entre consumido e a empresa, já que quando precisa chorar as pitangas, ou suas guaviras, na sede da Energisa em Ponta Porã são orientados a ligar no famoso 0800 e nada é resolvido.
NOTA
Após a reunião, a empresa divulgou uma nota em que explica a situação e expõe os canais que podem ser utilizados pela população para solicitar a solução de problemas no fornecimento de energia elétrica na cidade.
Eis a íntegra da Nota:
NOTA ENERGISA
A Energisa informa que foi realizada uma visita institucional à Câmara de Vereadores de Ponta Porã, nesta sexta-feira (24/11), com o intuito de esclarecer o trabalho realizado pela empresa, dentro do Plano de Contingência, com medidas preventivas e monitoramento constante das condições climáticas, especialmente neste ano de atuação do fenômeno El Niño, de forma severa e adversa (tempestades e ondas de calor), em todo país.
A Energisa esclarece ainda que direciona esforços para mitigar as demandas apresentadas na reunião através de investimentos em ampliação de rede, automação de sistema e manutenção preventiva, cumprindo prazos previamente estabelecidos, com foco na segurança e qualidade. A concessionária se colocou à disposição para realizar vistorias técnicas nos bairros indicados pelos vereadores e esclareceu pontos sobre a Portaria Interministerial 10.563/2023 que institui a Política Nacional de Compartilhamento de Postes – Poste Legal, cujas diretrizes serão regulamentadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A prioridade da Energisa é garantir que todos tenham acesso à energia elétrica de forma confiável e contínua e para isso, trabalha de forma incansável. Desde 2014, quando a empresa chegou ao estado, foram investidos cerca de R$ 3,8 bilhões em projetos de distribuição de energia elétrica. Entre as principais ações estão: 14 novas subestações, incremento de 43% na potência instalada, aumento em mais de 63% do total de quilômetros de redes de transmissão e distribuição, atendimento de 2.890 unidades no Pantanal Sul-Mato-Grossense com o Projeto Ilumina Pantanal.
Para entrar em contato com a Energisa, acione os canais de atendimento:
call center: 0800 722 7272
site: energisa.com.br
whatsApp Gisa: (67) 99980 0698
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