“O acesso à cultura é um elemento essencial para a formação de crianças e adolescentes”, disse a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) ao protocolar um requerimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, endereçado à empresa Kepler Weber, solicitando informações detalhadas sobre o roteiro do Projeto Cine Viajante, bem como a inclusão de Laguna Carapã no itinerário.
De acordo com a parlamentar, o projeto é uma iniciativa cultural que tem como objetivo levar sessões de cinema para comunidades sul-mato-grossenses, apoiado pelo Ministério da Cultura e financiado pela Lei Rouanet, conduzido pela empresa Kepler Weber.
“A proposta é levar a experiência do cinema a localidades que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de entretenimento e contempla a comunidade em geral, que, em muitos casos, nunca teve a oportunidade de entrar em uma sala de cinema”, afirmou a deputada.
Lia Nogueira parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição para apoiar e fomentar o projeto, a fim de alcançar todas as cidades do Estado. “A princípio solicitei que Laguna Carapã fosse contemplada pois a população nos procurou e pediu que interviéssemos, de alguma forma, para que o município receba a sala de cinema itinerante, mas claro que, se pudermos, queremos estender a iniciativa para todas as cidades, principalmente aquelas sem acesso regular à cultura cinematográfica”.
O Projeto Cine Viajante instala, temporariamente, uma sala de cinema em espaços disponíveis e oferece ingressos gratuitos.