As pessoas que participaram no meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2023.2) para Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e não foram convocados em chamadas anteriores têm uma nova oportunidade de ingressar no curso. O edital da Primeira Chamada Pública da Lista de Espera do SISU 2023.2 foi publicado ontem (23/10) e oferece duas vagas.
Os candidatos que estão nesta lista da Primeira Chamada Pública devem enviar uma cópia digital de todos os documentos exigidos (Anexo V do edital), até o dia 27 de outubro, para o e-mail da secretaria acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde: matricula.fcs@ufgd.edu.br.
Destaca-se que quem foi aprovado pelas cotas sociais precisa não somente enviar os documentos, mas seguir os procedimentos indicados no edital, de acordo com cada situação, para fazer a comprovação de renda, a comprovação da condição de pessoa com deficiência, a autodeclaração de negro ou a declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena.
COTA DE RENDA
Os candidatos da lista de espera que solicitaram vaga reservada para renda menor que 1,5 salário mínimo por pessoa da família podem comprovar a renda da família apresentando o comprovante de inscrição e da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), constando o nome do candidato, ainda que não seja o titular do cadastro. O comprovante de cadastro é emitido na página eletrônica do Governo Federal, disponível em cadunico.dataprev.gov.br e a Folha Resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos órgãos responsáveis pela política de transferência de renda do município.
COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
No caso dos candidatos negros – pretos e pardos –, após o envio da autodeclaração, juntamente com a documentação geral, o candidato receberá, no e-mail que cadastrou na inscrição, o agendamento para seu telecomparecimento diante da Comissão de Heteroidentificação Geral da UFGD. Essa comissão irá verificar se o candidato possui as características fenotípicas de pessoas negras, como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca, entre outros.
SISU
O SISU é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
LINKS ÚTEIS
Página da UFGD sobre o SiSU: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/sisu-enem/sisu-2023-2
CONTATOS
Secretaria Acadêmica da FCS (secaf/FCS): (67) 3410-2344 e matricula.fcs@ufgd.edu.br