A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senac do município, está possibilitando a inclusão e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Jovens de 14 a 17 anos inscritos nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) participaram recentemente de cursos de elaboração de currículos, oficina prática de primeiros socorros e workshop de mídias sociais para relacionamento com o cliente.
De acordo com a coordenadora do programa “Trilha Para o Futuro”, Helena Maria Cabral Silva Meotti, atualmente são 148 adolescentes inscritos em todos os Cras de Ponta Porã. Um público que faz parte da população de baixa renda e que passam a ter cursos que oportunizam qualificação para atuar no mercado de trabalho.
Durante os dias de curso, seis jovens foram encaminhados e contratados por empresas da cidade.
As empresas que tiverem o interesse nos jovens que estão sendo capacitados pelos Cras, podem entrar em contato com a equipe técnica através dos telefones 67 9 9907-8355 (Helena Meotti), 44 9 9726-2456 (Martinha Moreno) e 67 9 9251-3647 (Jovana Constansi).
Já os interessados em fazer o curso podem procurar o Cras Sanga Puitã extensão do Marambaia, Cras Marambaia, Cras Salgado Filho, Cras Coophafronteira e Cras Ipês. A equipe técnica é formada pela coordenadora Helena Maria Cabral Silva Meotti, Martinha Moreno e Jovana Constansi.
A psicóloga da equipe, Martinha Moreno, afirma que o Trilha Para o Futuro vai conseguir formar bons profissionais para atuarem nas empresas da cidade. “Além de capacitação do jovem, nós temos como objetivo auxiliar no processo de inserção e acompanhamento desses jovens nas empresas. É um projeto social que visa inserir no mercado de trabalho a população de baixa renda. É uma ótima oportunidade para esses jovens que secretaria de Assistência Social proporciona em Ponta Porã”, disse.
No workshop de mídias sociais, o instrutor do Senac, Anderson Luiz Duarte, abordou temas importantes. “O curso de mídias sociais e comunicação é uma área bastante importante, porque hoje o mercado precisa trabalhar bastante a parte da comunicação, inclusive para divulgar seus produtos e serviços por conta da demanda que as empresas precisam”.