Policiais brasileiros e paraguaios estão participando da segunda etapa da Operação Basalto 2023 de combate ao narcotráfico e ao crime organizado na região de fronteira entre os dois países. As ações acontecem também do lado brasileiro visando desmantelar as organizações criminosas que fazem chegar grandes quantidades de maconha e cocaína a vários estados e até o exterior.
Em campo, os agentes atacam os grandes centros produtores de maconha nos Departamentos de Amambay e Concepcion, e em apenas um dias causou um prejuízo estimado em 1,2 milhões de dólares aos traficantes.
Na região rural de Cerro Corá, a cerca de 100 quilômetros de Ponta Porã, foram destruídas 14 hectares de maconha, 1 acampamento, 8 prensas rústicas e 420 quilos do entorpecente já prensado. No total, mais de 42 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em apenas 24 horas.
Nas redes sociais oficiais, o Governo Paraguaio comemorou as ações e reafirmou o combate às organizações criminosas que usam o país para produzir ou armazenas entorpecentes enviados para outros países.