Com a chegada da temporada de seca, a preocupação com as queimadas se intensifica em toda a região. No mês de agosto, a prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização e prevenção das queimadas, que são frequentes nesta época do ano.
As ações tiveram como objetivo mobilizar a comunidade e alertar sobre a importância de preservar o meio ambiente e combater esse problema recorrente na região.
Ao longo do mês foram promovidas palestras em escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) sendo que no dia 14, quando é celebrado o Dia de Combate à Poluição, foram ministradas palestras educativas em quatro escolas municipais: Escola Municipal São João, Escola Polo Municipal Jardim Ivone, Escola Polo Municipal Ignês Andreazza e Escola Polo Municipal Marcondes Fernandes Pereira.
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente se reuniu com a Unidade de Vigilância de Zoonoses para buscar apoio na divulgação das ações de combate às queimadas. Foram fornecidos 3 mil panfletos e que foram distribuídos nas residências pela equipe de endemias, ampliando o alcance das informações sobre prevenção.
Outra ação foi a reunião técnica entre as mais diversas secretarias municipais com o Corpo de Bombeiros de Ponta Porã, quando na ocasião foram definidas ações conjuntas para fortalecer o combate às queimadas e melhorar a capacidade de resposta em situações de emergência.
Houve também divulgação das ações de conscientização em emissoras der rádio, educação ambiental na Avenida Brasil, entre outros.
Quem presenciar indícios de queimadas em Ponta Porã, pode fazer a denúncia direto na Ouvidoria de Meio Ambiente, através do site https://pontapora.ms.gov.br/v2/ouvidoria-meio-ambiente/, de forma anônima.